Mostra “Cinema Coletivo” ocorre até dia 24 de junho

Por Danieli Schiavon e Luíza Mattea    

Evento promovido pelo Cine UFPel acontece quinzenalmente sempre às quintas-feiras pelo canal no Youtube do projeto

Card de divulgação da Mostra                 Imagem: Reprodução / Facebook

Até o dia 24 de junho, o Cine UFPel está promovendo a Mostra “Cinema Coletivo: diálogos com funções motores do audiovisual”. O evento destaca os profissionais imprescindíveis na execução de filmes, mas que nem sempre estão presentes nos tradicionais debates. Os diálogos são abertos à comunidade e ocorrerão quinzenalmente, nas quintas-feiras, a partir das 19h30min, no canal no Youtube do projeto. Ao longo da programação, cada convidado vai indicar um filme que colaborou e o link da obra será disponibilizado ao público durante sete dias antes da data marcada. Os debates serão mediados por um professor do curso de Cinema e Audiovisual da UFPel. 

O Cine UFPel é um projeto elaborado pelo curso de Cinema e Audiovisual, que desde 2015 exibe filmes de forma gratuita para a comunidade em geral. Atualmente, a equipe do Cine UFPel conta com a coordenadora Cíntia Langie e dois bolsistas, Leonardo da Rosa e Rebeca Franco dos Santos. Com a pandemia, o espaço físico do projeto, localizado na agência da Lagoa Mirim, em Pelotas, precisou ser fechado, uma vez que todo o ensino presencial foi paralisado. Devido ao distanciamento social da covid-19, o projeto passou a ter mostras on-line. Em 2020, além de uma mostra de curtas, foi realizado o evento “Cine UFPel convida”, que contou com filmes escolhidos por coletivos selecionados pelos participantes. 

“O que mais impactou o desenvolvimento do Cine UFPel foi o fechamento da nossa sala, onde tínhamos um controle da qualidade de exibição e podíamos transmitir as obras de forma coletiva. A sala de cinema era um encontro, uma possibilidade de ver um filme no telão grande, com todas as pessoas ao redor”. 

Assim, no início do semestre, os participantes do grupo fizeram uma reunião para decidir como seriam realizados os eventos de 2021. A ideia inicial veio de Leonardo, que sugeriu uma mostra focada em funções que nem sempre estão nos debates. A partir disso, a equipe começou a desenvolver melhor a programação, tirando os planos do papel. Entre os convidados, o grupo buscou profissionais que atuam no mercado de cinema no Brasil. 

“O objetivo é dar visibilidade para essa tradição, essa peculiaridade coletiva da profissão. Cinema se faz com coletividade e existem funções que são fundamentais, mas que nem sempre são valorizadas. Mais do que isso, as pessoas nem sempre conhecem o que faz um platô, por exemplo. Por isso, buscamos trazer uma perspectiva diferente, para variar um pouco do modelo já tão desgastado na pandemia de apenas exibir filmes e debates”, conta Cíntia. 

A mostra foi pensada para ser realizada durante a pandemia, com um formato totalmente on-line. A programação escolhida tem o intuito de diminuir as barreiras geográficas, convidando para o debate pessoas de diferentes lugares do Brasil. O processo de organização da mostra foi realizado por meio de e-mails, além da criação de um grupo no WhatsApp com a pessoa que vai estar no debate, o mediador e a equipe para facilitar as decisões e trocar informações. O material de divulgação é feito pelos bolsistas do projeto. Card, texto, publicação no Instagram e Facebook, envio por email. Os encontros são marcados sempre meia hora antes, a fim de gerar um engajamento entre os participantes. Assim, quando os debates iniciam, os convidados já estão mais à vontade para conversar e compartilhar ideias.

 Primeiro debate ocorreu no dia 22 de abril       Foto: Reprodução / YouTube

“Estamos tendo que lidar a partir das telas, que são as janelas para o mundo. A nossa divulgação sempre foi uma divulgação espontânea, gratuita e virtual, então a gente já tinha essa expertise de fazer divulgação via Facebook, via Instagram, o que não muda muito com a pandemia, porque a gente se fala pelo WhatsApp, combina o que tem que fazer e lança nas redes sociais”, explica Cíntia.  

Programação

O primeiro dia de evento, que ocorreu na data de 22 de abril, contou com a participação de Carolina Silvestrin, assistente de direção, roteirista e diretora no mercado de cinema. Ao longo da conversa, a profissional contou sobre sua experiência como assistente de direção no longa “Legalidade”, dirigido por Zeca Brito, em 2019. 

No final do mês, dia 29 de abril, foi a vez de Eloisa Soares, assistente de câmera, e o Nicolau Saldanha, video assist, abordarem o longa “Domingo”, de Clara Linhart e Fellipe Gamarano Barbosa, produzido em 2018. Durante o debate, a dupla falou um pouco sobre sua experiência no decorrer do filme, além de destacarem também trabalhos anteriores.  

Já no dia 13 de maio, a programação contou com Clara Trevisan, que falou sobre sua experiência como assistente de animação no filme “Subsolo”, de Erica Maradona e Otto Guerra, de 2020. Ao longo da conversa, a profissional também falou sobre sua trajetória em outros trabalhos.

No dia 27 de maio, a conversa foi com o platô e assistente de produção, Marcos Perello, que participou da construção do filme “Beijo no Asfalto”, de Murilo Benício, lançado em 2018.

Take do documentário “Democracia em Vertigem”, indicado ao Oscar em 2020     Foto: Divulgação

No dia 10 de junho, o debate foi com Jacqueline Almeida, assistente de montagem que participou do filme “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa, lançado em 2019. O documentário retrata os bastidores  do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o julgamento do ex-presidente Lula e o pleito que elegeu o presidente Jair Bolsonaro. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário em Longa-Metragem.

A programação da Mostra se encerra com o bate-papo com os assessores executivos e gerentes de lançamento, Letícia Santinon e Bernardo Lessa. No último debate, a temática terá um destaque especial à distribuidora Vitrine Filmes. Mais informações podem ser encontradas no Facebook do Cine UFPel.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments