Projeto cinematográfico mostra vivências em fronteiras gaúchas

Por Alexsandro Santos       

Filme reúne em cinco histórias as memórias, manifestações populares e intercâmbios vividos pelos habitantes nos limites do País

              Episódio apresenta encontro do agricultor Edu Macedo e do pintor Carlo Andrei Rossai para elaboração de retrato                    Foto: Divulgação

Está no ar o projeto Fronteiriz@s, uma produção audiovisual composta por cinco curtas-metragens que contam histórias e retratam a cultura da região de fronteiras entre Brasil e Uruguai. A ideia é compor um longa-metragem que pretende retratar os aspectos principais da integração cultural presente nestas regiões.

O Fronteiriz@s apresenta a ideia de que o conceito de fronteira está muito além de uma linha geográfica que delimita dois países. Nele estão reunidas memórias, manifestações populares, temáticas, laços familiares e intercâmbios. Além disso, o projeto apresenta diferentes olhares sobre o multiculturalismo, usando como pano de fundo as belas paisagens de cinco diferentes fronteiras do Rio Grande do Sul, locais onde foram gravados os curtas-metragens e que farão parte da composição final em filme, conectando contexto de cada história:

  • Santa Vitória do Palmar/Chuy – curta Milonga Lejana.
  • Jaguarão/Río Branco – curta Casa de Rio.
  • Pelotas – curta Além da Fronteira.
  • Bagé – curta La Sociedad.
  • Livramento/Rivera – curta

O episódio “La Sociedad” descreve o encontro do pintor Carlo Andrei Rossai e o trabalhador rural Edu Macedo, conhecido na região por representar um típico gaúcho fronteiriço. A reunião, com o objetivo de produzir um retrato pictórico de Macedo, aconteceu no início deste ano no ateliê de Carlo.

O filme foi contemplado na Lei Aldir Blanc nº 14.017/2020, pelo Edital da Secretaria Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul nº 09/2020 – Produções Culturais e Artísticas, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e é assinado pela Sociedade Independente Cultural. O projeto conta com a produção geral de Ricardo Almeida e produção executiva de Magnun Patron Sória. O longa metragem ainda não estreou. Enquanto isso, os bastidores das gravações podem ser acompanhados pelas mídias sociais do projeto:

YouTube

Facebook

Instagram 

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

 

Comments

comments