Editora Figura de Linguagem lança livro de professora camaquense

Por Valesca Silva de Deus

A obra de Roberta Flores Pedroso resulta de quatro anos em pesquisas

A Editora Figura de Linguagem lançou no dia 12 de outubro a obra “Pão, texto & água: retrato da literatura quando negra” escrita pela professora camaquense Roberta Flores Pedroso. Em entrevista ao programa “Esquina Democrática”, da rádio Acústica FM, a autora detalhou o processo de desenvolvimento da obra.

Conforme Roberta, este trabalho de crítica literária trata-se do resultado de uma pesquisa acadêmica de quatro anos, voltado para professores. Reconstitui a história do início da educação negra no Brasil, a partir da metade do século XX. De acordo com a professora, a expressão “pão, texto e água” é uma metáfora sobre a literatura escondida desde os séculos XVIII, XIX e XX. “Falo do tempo em que havia somente pão e água, no conceito da ausência de informações, interessados e poucos leitores”, lamenta.

Segundo Pedroso, a editora independente de Rio Grande Figura de Linguagem existe desde 2017. Foi criada com a proposta diferenciada de publicar textos e obras de homens e mulheres negras do Estado, País e fora do Brasil. “Está entre as quatro maiores editoras qualificadas do país”, destaca. A empresa possui como proprietário o professor e também escritor negro, Luís Mauricio Azevedo.

Roberta Pedroso contou detalhes sobre seu livro em entrevista radiofônica (Foto: Valesca Silva de Deus)

O nome de Roberta Flores Pedroso está em destaque no site, junto de personalidades como os gaúchos Ronald Augusto, de Rio Grande, e Luís Augusto Fischer, de Novo Hamburgo, aliás duas das suas principais referências na literatura. 

Além da obra recém lançada, a professora é autora dos comentários realizado no livro “Úrsula”, da escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, em edição de 2018. Hoje a obra é considerada uma leitura obrigatória para os vestibulares. A única versão no País com comentário, escrito por Roberta, é o da editora porto-alegrense Leitura XXI.

Assista a entrevista para a rádio no Youtube.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS:

Comments

comments