Grupo Sente o Clima Samba Clube produz novo EP durante isolamento

Por Valesca Silva de Deus

Em distanciamento social, grupo enfrenta desafios do mercado musical em Pelotas

A pandemia de coronavirus em 2020 causou diversos prejuízos na saúde, economia e interação social no mundo. Estabelecimentos se reinventaram durante o período de crise para seguir pagando as contas, por meio de sistema de entrega de mercadorias, pague e leve e vendas online. No setor artístico, o impasse não foi diferente, a classe está entre os segmentos mais afetados com os cancelamentos de shows presenciais. Vários artistas, no entanto, criaram uma forma de continuar interagindo com o público de forma online, através de apresentações em lives.

O período de isolamento social foi um desafio para produzir conteúdo ou esperar a crise passar? Para o Sente o Clima Samba Clube de Pelotas, a estratégia foi mostrar um novo projeto mesmo dentro da instabilidade do momento. Em entrevista ao vivo pela Rádio Acústica FM, no dia 17 de setembro, a banda de swing e pagode, formada por Jonathan Dias, Regis Daian, Guilherme Galle e Lucas Calçada, compartilhou a experiência de ficar isolado durante um tempo em uma residência no Cassino em Rio Grande. Naquele espaço, o objetivo era desenvolver o novo EP “Dentro de casa. Fora da caixa”. 

Segundo Daian, o grupo terminou o ano de 2019 com muito trabalho e iniciou 2020 repleto de projetos para todo o ano. Porém foi impedido de realizar todas essas ideias por causa da ascensão da epidemia do Covid-19. Com o impacto do isolamento social também aumentou a saudade da conexão presencial. Mas nem tudo estava perdido: “O público estava cobrando, já tínhamos planos de gravar e então colocamos em prática”, destaca. Para a gravação, foram sete dias de processo criativo dentro de uma casa. Esse tempo permitiu começar o EP do zero. E, deste projeto, surgiu um documentário de seis episódios, disponível no YouTube.

Neste material, estão os bastidores do isolamento, registrado pelo grupo, processo criativo, lazer da banda, ensaios, produção de arranjos e bastidores do projeto: “As coisas foram fluindo naturalmente dentro do trabalho coletivo”, afirma o músico. O cantor Guilherme acredita que a pandemia ensinou outras formas de trabalhar.

Durante a entrevista, eles ainda destacaram um novo formato de apresentação no dia 24 de setembro. A banda participou de um show drive-in em uma associação rural de Pelotas. A organização do evento transmitiu o show ao vivo. Ainda durante o bate papo, os músicos mencionaram um episódio atípico envolvendo a música “´Só Para Você Saber” em 2019. Nessa oportunidade, o jogador de futebol Neymar divulgou o trecho da canção em suas redes sociais, quando ocorreu a sua separação da atriz Bruna Marquezine. Com essa divulgação, o grupo Sente o Clima recebeu visibilidade internacional.

Desde 2010 o conjunto passou por mudanças de membros, além de produtor, Regis é o único integrante da formação inicial: “O respeito é essencial para manter o coletivo da banda”, destaca Guilherme. “Ensaio Maker” não será lançado neste ano, no entanto um novo projeto surpresa deve ser liberado em breve. Para contratar a banda é necessário ligar para (11) 9992.993.66 com Alcateia Entretenimento. Também
podem ser feitos contatos pela página do grupo no Facebook

Assista a entrevista

Confira o último episódio do documentário

Sente o Clima Samba Clube gravou documentário com seis episódios. Conheça os componentes: Guilherme Galle (E), Lucas Calçada, Jhonatan Dias e Regis Daian (D)

PRIMEIRA PÁGINA 

COMENTÁRIOS 

Comments

comments