Por Gabriellla Militao Cazarotti
A banda The Beatles foi divisora de águas no cenário mundial desde sua criação nos anos 1960. No romance londrino Yesterday, em cartaz no Cineflix Shopping Pelotas, Jack Malik é um músico malsucedido atingido por um ônibus durante um apagão que atingiu todo o planeta. Jack acorda em um universo paralelo onde os Beatles nunca existiram e apenas ele se lembra das músicas. Nesse mesmo universo, coisas como cigarro e Coca-cola também nunca existiram.
Ele se reúne com os amigos e com sua empresária Ellie, toca a famosa canção Yesterday. Como ninguém reconhece a canção, Jack tem a ideia que mudaria a sua vida: regravar todas as canções dos Beatles como se fossem suas.
Jack passa os próximos dias relembrando o maior número de canções que ele pode e as toca pela cidade até chamar atenção de Gavin, um produtor musical local que o convida a gravar as canções. O sucesso de Jack como letrista é quase imediato, atraindo olhares de grandes produtores musicais e do cantor de pop Ed Sheeran. Ele é convidado para gravar um álbum com as músicas escritas e fazer turnê, porém Jack vive em desconfiança com a fonte das canções. Seu maior medo é de que alguém descubra que sua composição é uma farsa.
Além disso, a história também aborda o romance desencaixado que vivem Jack e sua empresária Ellie (interpretada por Lily James). Ao atingir o estrelato, Ellie decide que não vai mais o empresariar, quebrando a relação de anos que eles mantinham. De coração partido por nunca ter se declarado, ele segue sua jornada artística solitária.
Nem todas as canções dos Beatles são relembradas por Jack, entretanto os clássicos I Wanna Hold Your Hand, Hey Jude, Back in the USSR e Yesterday estão entre os hits do filme, alegrando o gosto do público beatlemaníaco que esperou ver seus ídolos representados nesse longa-metragem. Há também a visita de um personagem inesperado para surpresa do público
Dirigido por Danny Boyle, cineasta e produtor britânico vencedor do Oscar, o filme trata da ética de um personagem em conflito. Em um mundo onde a genialidade dos Beatles não aconteceu e a mensagem de gerações não foi passada, seria antiético reproduzir as músicas como originais de Jack quando os créditos são de Paul McCartney, George Harrison, John Lennon e Ringo Starr?
COMENTÁRIOS
Você precisa fazer login para comentar.