Alunos da UFPel são premiados no 5° CineSerra

Carine Reis

Durante o maior evento astronômico do século, o astrônomo Howard Phillips (Thairone Dorneles) acorda desorientado em seu apartamento. Howard tem sua concepção de realidade colocada em jogo após receber um misterioso bilhete. Guiado pela incerteza, ele acaba se deparando com situações que o farão duvidar de sua sanidade.

Com este enredo, o filme dos alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi escolhido pelo voto popular, no certame estadual, como o melhor filme de ficção no 5º Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha – CineSerra. Concorreu com equipes já conhecidas do meio cinematográfico da região e já premiados no Festival de Gramado, que é um dos maiores do Rio Grande do Sul.

“Ficamos muito felizes com o resultado final. É bom e estimulante, já no primeiro semestre de curso, um reconhecimento por um trabalho que todos se dedicaram muito durante vários dias”, comentou o diretor e roteirista, Leonardo da Rosa. Ele ressalta a importância da universidade ter um filme em um festival deste porte, sendo sinônimo de reconhecimento para o curso e para Pelotas.

A criação do filme surgiu a partir de uma disciplina ofertada no primeiro semestre da graduação, que seria a produção de um curta de até um minuto. “Acabamos por escolher um roteiro que daria mais que o tempo sugerido. Assumimos a responsabilidade já pensando em um desafio maior”, comentou.

Pensado em uma concepção diferente do resultado final, adaptações durante a produção foram necessárias devido às limitações técnicas. Um exemplo foi a adesão em preto e branco com elementos expressionistas. Para Almeida, as limitações e mudanças contribuíram para uma melhoria do filme como um todo, principalmente na parte de fotografia e direção de arte.

Conforme o produtor Yan Oliveira, a equipe de gravação foi composta por dez membros e um ator. Outras pessoas auxiliaram com transporte e empréstimo de objetos para a composição das cenas e os professores orientaram a pós-produção. “Apesar de ser a primeira equipe de set com quem trabalhei tenho certeza que foi uma das melhores pessoas com quem vou trabalhar durante a minha carreira”, afirmou.

Ainda, a equipe criou a Saturno Filmes, produtora que recebe nome em homenagem ao filme, ideia salientada por Leonardo como positiva, pois desde cedo irão empreender e se organizar como profissionais.

Segundo Yan, o mercado de audiovisual não busca somente produções de filmes e curtas, mas também de publicidade, o que traz dificuldades para a área. A ideia, segundo ele, é que a produtora responda ao nicho publicitário e, com isso, financie os próprios filmes.

Motivados para continuarem os projetos, a equipe já está preparando três curtas metragem neste semestre, que estão em fase de pré-produção, sendo elas: “Lapso”, dirigido por Arthur Amaral. “O Princípe”, dirigido por André Berzagui e “Um Lugar ao Sul”, dirigido por Gianluca Cozza.

PRIMEIRA PÁGINA