“Novembro Negro” fortalece combate ao racismo

Uma das atividades em Rio Grande no início do mês foi a Quitanda Cutlural                 Foto: Facebook

Marina Fagundes

Aconteceu dia 10 de novembro a abertura oficial das atividades do “Novembro Negro”, em Rio Grande, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal. Foi realizada a mostra de trabalhos de rio-grandinos negros, fortalecendo o combate ao racismo. Em promoção do Executivo Municipal, entre as atividades deste ano, houve a feira de artesanatos, oficinas de turbantes, shows musicais, sobre o uso de plantas medicinais e rodas de conversa. Como foco dos debates, foram trabalhados três eixos: políticas públicas, a caminho da igualdade racial; combate ao racismo, visibilidades às lutas de raça, gênero e classe; e relatos de experiências, promovendo a consciência negra na comunidade escolar.

Além disso, também fizeram parte da programação a apresentação de trabalhos produzidos por alunos da Rede Municipal e Ensino e o lançamento do livro “Perspectivas Femininas Afro-Brasileiras”. A primeira atividade alusiva ao “Novembro Negro”, aconteceu dia 10 de novembro, com a realização da Quitanda Cultural, uma tradicional feira de artesanato e economia solidária realizada nos dois primeiros sábados de cada mês, na Praça Xavier Ferreira. Desta vez, a feira teve a participação do Projeto Africana Boneca Rana.

São apoiadores deste “Novembro Negro” a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o PROEXC/NEAB, a 18ª Coordenadoria Regional de Educação, IFRS, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Social e Cultural da Comunidade Negra do Rio Grande (CONDESCOM), Quitanda Cultural, ONG Águas Do Sul (Projeto Boneca Africana Rana), Anhanguera e a Associação Rio-Grandina de Umbanda e Terreiros de Matriz Africana (ARUTEMA).

PÁGINA INICIAL