“Assinado, Amor!”

Nataly Motta e o namorado apresentam o “Urso do abraço”             Foto: Fernanda Winck

Fernanda Winck

     Com o objetivo de espalhar amor pelo mundo e inspirar pessoas a jovem fotógrafa Nataly Motta (19) criou o projeto “Assinado, Amor”. Nascida na cidade de Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, Nataly, aos 12 anos, já iniciava seus primeiros passos na fotografia e, aos 15 anos de idade, começou a fotografar casamentos. Ela conta que uma história em particular marcou sua vida e a inspirou a criar o projeto: “A primeira história de amor que eu fotografei foi muito marcante para mim, pois a noiva tinha uma estimativa de vida e o que ela falou sobre o amor comigo, antes de entrar na igreja, marcou muito e desde então eu decidi seguir fazendo esse trabalho”. Para ela, “com as fotografias a gente pode inspirar e promover alguma ação que pode ser levada para mais pessoas”.

No ano de 2017, nos meses de junho e julho, a fotógrafa expôs alguns de seus trabalhos no Centro de Cultura, na cidade de Gramado. Em um ambiente temático, criou instruções guiando o visitante para apreciar as fotografias de casais e entender um pouco de cada história. Entre os visitantes da exposição esteve Luia Steigleder (87), que mostrou o quadro em que ela e o marido foram retratados pela fotógrafa. Luia confessou que só aceitou participar da sessão de fotos por que “a fotógrafa queria falar sobre o amor, mas não sobre qualquer amor, mas sim o amor verdadeiro”. Ela acredita que seu casamento é um exemplo disso: “Foi uma batalha, mas chegamos até aqui, nós somos casados há 68 anos, eu tenho 87 anos e meu marido tem 89, só que ele está com Alzheimer”.

Fotografia de Luia e Renato, exposta no Centro Cultural de Gramado e no site de Nataly Motta

A artista expôs fotos que retrataram casais homossexuais, com diferenças raciais, com alguma deficiência ou que enfrentam algum problema de saúde, entre outros, ou seja, sempre abordando temas importantes, e, ao mesmo tempo, sensíveis quanto às mensagens que a artista queria passar ao público. Luia comentou algumas fotos: “Isso é uma coisa moderna né, no nosso tempo nem se ouvia falar, padre e freira, mulheres casando, nunca se ouvia falar”.

Nataly explica: “Fotografando histórias de amor e casamento, a gente percebeu que o amor pode vencer qualquer dificuldade, qualquer obstáculo e, às vezes, as pessoas vão tentando resolver um problema e acham que não há solução, e eu acredito que se colocar amor, de uma forma ou de outra tudo se resolve”. As fotos que estiveram na exposição também podem ser visualizadas no site da artista e no Facebook.

Ao lado da fotografia, um quadro contando um pouco da história de cada foto

No ano de 2015, foi promovida por Nataly uma ação feita com apoio de um grupo de voluntários no Parque da Redenção em Porto Alegre. Uma caixa de presente foi colocada no parque e estava escrito a frase: “Você ganhou o melhor presente do mundo”. Quem a abria ganhava um abraço dos voluntários que se disponibilizaram a participar da campanha. Segundo ela, essa “seria uma forma de demonstrar amor pra qualquer pessoa”. Confira no vídeo como tudo aconteceu.

 

Mapa contendo alguns corações cadastrados                  Foto: Site Nataly Motta

Porém, para a artista, uma ação local não era o suficiente, foi então que teve a ideia de criar uma corrente de abraços e espalhar corações pelo mundo em troca de abraços fraternos. “Nós queríamos alcançar mais pessoas, então criamos a ideia da corrente de abraços, que são vários corações que foram distribuídos e que a pessoa vai passar pra outra pessoa em troca de um abraço”. No coração, tem instruções, inclusive na língua inglesa, e um código para cadastrar o coração no site do projeto “Assinado, Amor”. A partir desse cadastro, fica sinalizado em um mapa a trajetória que o coração está percorrendo. A artista conta que os corações já viajaram para várias partes do mundo e do Brasil, como Califórnia, Caribe, Recife, São Paulo, Minas Gerais, entre outras cidades e países.

 

 

 

 

 

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

 

Comments

comments