Saint Patrick’s Day

 

 

Reportagem de  Mariana Florencio e Luís Otávio Schebek –

A Irlanda desembarca em Pelotas hoje na comemoração do Dia de São Patrício –

A data corresponde a uma das festividades mais populares no país

 

     O Dia de São Patrício é um feriado nacional na Irlanda comemorado no dia 17 de março. Apesar de representar a morte do padroeiro do país, a festa é marcada por muita comemoração, bebida, comidas e a alegria do povo irlandês. Em 2006, a festa durou 10 dias, e sua fama é tanta que várias pessoas ao redor do mundo vão ao país para comemorar, ou trazem a festa para seus países.

     Em Pelotas não é diferente. O Sherlock Pub, bar temático que homenageia a cultura do Reino Unido, realiza hoje um evento de rua para comemorar o dia. Em sua segunda edição, já foi um sucesso no ano passado. Em entrevista, a sócia-proprietária Camila Souza comenta que “a proposta desse ano é fazer um evento grande de rua, com atrações temáticas que lembrem a cultura irlandesa.”

     Para este ano, várias coisas estão sendo planejadas para as pessoas se sentirem parte dessa cultura. “Vamos trazer o chopp verde, tocar um rock meio celta, enfeitar o bar, entre outras coisas”, afirma Camila. Com certeza, o mais esperado do evento é o chopp verde. Essa cerveja foi criada na Irlanda exclusivamente para a comemoração do dia, já que o verde é a cor que representa o país, pela sua natureza exuberante e pelo famoso trevo de quatro folhas. Para chegar à coloração, adiciona-se uma dose de menta à bebida, que é feita de forma artesanal.  

     Além do chopp, as pessoas vão encontrar várias barracas com comida de rua. O som fica por conta da banda The Woods, já popular nos eventos e festas da cidade, que vai tocar o tradicional rock celta. Esse tipo de música é comum na Irlanda, e é influenciada pelos povos celtas que lá moraram, que misturam o ritmo tradicional com o rock, criando esse estilo.

     Para quem quiser provar um pouco da cultura irlandesa, o evento acontece hoje a partir das 16h, na rua Três de Maio, entre as ruas Félix da Cunha e Gonçalves Chaves, com entrada franca. Além do Sherlock, o Dia de São Patrício será comemorado no Venerável Beer, Bazar da Cerveja, The Kraken Pub e o Botequim das Gordas.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

 

Comments

comments