Paisagens Culturais

 

 

Reportagem de Shendler Siqueira –

Secretaria da Cultura de Rio Grande divulga vencedores do concurso de fotografias –

Projeto promove resgate através da fotografia da vida e costumes da cidade

     A divulgação dos vencedores do concurso de Fotografia Rio Grande “Paisagens Culturais” aconteceu em fevereiro, no Partage Shopping Rio Grande. Tanto o evento como o concurso foram organizados pela Secretaria de Município da Cultura Rio-grandina em parceria com o shopping. O objetivo do projeto foi de promover o resgate, a preservação e difusão, através da fotografia, a paisagem, a geografia, a vida e os costumes da cidade noiva do mar, que completou 280 anos no mês de realização do evento, e contou com a participação de dezenas de fotógrafos amadores e profissionais.

     Ao todo, foram selecionadas 40 fotografias, a cores e preto e branco, para compor uma exposição coletiva no Partage Shopping Rio Grande. Dentre elas, conquistou o primeiro lugar na categoria Paisagens Urbanas a foto “Vitória da Natureza”, de Rudimar Araújo Granada, seguido pela foto “Ecos Perdidos”, de Jander Ribeiro da Silva, com o segundo lugar, e a foto “Ecomuseu da Ilha da Pólvora”, de Verônica Linhares Low, com o terceiro lugar.

     Laura Lagaggio dos Santos ficou com o primeiro lugar na categoria Paisagens Rurais, com a foto “Dentes de um Leão Qualquer”. O segundo colocado foi Felipe Lima, com a foto “Solidão ao Entardecer”. Com a terceira posição, Alessandro Barbosa Lopes, com a foto “Ilhéu Canino”. A foto “Pescador”, de Sandro de Oliveira Barreto, ficou com o primeiro lugar na categoria Paisagens Naturais. Cleber Bastos Rocha, com a foto “Corticeira”, conquistou a segunda posição e Roger Miranda Guedes, com a foto “Pôr do sol na Henrique Pancada”, a terceira.

     De acordo com o secretário de município da Cultura, Ricardo Freitas, o concurso atendeu as expectativas com boa participação e interação na página da secretaria no Facebook: “As fotos tiveram mais de 19 mil visualizações em menos de 15 dias na página da Secult. Mais de 4 mil reações, entre curtidas, comentários e compartilhamentos. Isso denota todo um sentimento de reconhecimento do seu lugar e de valorização do seu espaço por parte dos rio-grandinos”, avalia.

     Para o prefeito Alexandre Lindenmeyer, “a cidade do Rio Grande, por toda as suas belezas históricas e naturais, é um prato cheio para quem gosta ou trabalha com fotografia. E este trabalho aqui exposto (a exposição) contribui para a valorização da nossa cultura e do nosso povo”. Na oportunidade, o Chefe do Executivo sugeriu ao secretário a utilização das imagens em folders e demais materiais impressos da Prefeitura, bem como nas paradas de ônibus do município.

     Participaram da premiação, além dos citados, a primeira-dama do município e presidente da Comissão de Comemoração dos 280 anos de Rio Grande, Eunice Lindenmeyer, o chefe de gabinete do prefeito, Alexandre Protasio, a secretária do Gabinete de Programas e Projetos Especiais, Darlene Torrada, o secretário de município da Pesca, Sícero Miranda, o Coordenador de Defesa do Consumidor, Ricardo Mello, e o superintendente do Partage Shopping Rio Grande, Celso Couto.

 

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

 

 

Comments

comments