Rio Grande reabre seu Teatro

 

Reportagem de  Fernanda Cadaval –

Único espaço específico de apresentações artísticas da cidade reabriu, mas passa novamente por manutenção-

 

Reinauguração do Teatro no ano passado contou com artistas de diferentes gêneros                           Fotos: Cláudia Dorneles

 

     Após dois anos de portas fechadas e gerando diversas manifestações da sociedade rio-grandina, principalmente de artistas e ativistas culturais, o Cine Teatro Avenida mais conhecido como Teatro Municipal reabriu em agosto do ano passado. A noite de reabertura contou com diversas apresentações artísticas como a esquete da Cia de Teatro André Barros, espetáculos de dança das Escolas Ensaio, Belas Artes Heitor de Lemos e Vanessa Picaluga, e para encerrar a noite, dois tenores também da Escola Belas Artes. Porém, para a tristeza do público e da comunidade artística, o Teatro voltou a fechar temporariamente, por necessidade de manutenção da parte hidráulica e elétrica. O novo tempo de fechamento deve ser somente de dois meses, pois o período de reabertura já demonstrou a importância deste espaço para a cidade.

     De acordo com Jane Borghetti, diretora do Teatro Municipal, “o longo período sem o teatro criou um distanciamento e um vazio muito grande na cultura rio-grandina, deixando os artistas e o público sem o único local que a cidade dispõe para assistir e realizar qualquer espetáculo. E a falta de outros espaços para atender todos os segmentos das artes cênicas (teatro, danças, música) é um dos grandes motivos de gerar tanta expectativa pela reabertura do Teatro”, menciona.

     Jane afirma ainda que confia “que o Teatro Municipal volte a ser o grande palco de nossas manifestações artísticas, com espetáculos de qualidade e que continue proporcionando momentos mágicos de exploração e descoberta das artes cênicas e de propagação de cultura em nossa comunidade”.

     Já o secretário municipal de Cultura Ricardo Freitas destacou a importância deste espaço para o incentivo e formação tanto de público apreciador de arte, como também de novos artistas na cidade do Rio Grande.

Espetáculos realizados após a reabertura

Escolas das redes particular e pública prestigiam espaço cultural

     Com uma agenda repleta de atividades o Teatro abriu suas cortinas para variados espetáculos, com uma programação que compreende a todas as faixas etárias. No ano passado o Grupo Pregando Peça de Santa Maria/RS realizou duas sessões do espetáculo de bonecos “O Macaco Simão e o Mistério do Rio” para o público das escolas das redes pública e privada do município. 

     A peça narra a história de Simão, um macaco que procura desvendar o mistério por trás da poluição do rio, bem como do lixo encontrado na floresta. O tema garante aos espectadores uma importante lição sobre a preservação do meio ambiente e sobre a valorização da vida. O espetáculo, de entrada franca, foi patrocinado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/91).

     Segundo a diretora Jane, “promover espetáculos de qualidade, com preços especiais e gratuitos têm o objetivo de estimular o público a frequentar o teatro”. Diz que, “nesse sentido, as parcerias com o Serviço Social do Comércio (SESC) e grupos apoiados por Lei de Incentivo à Cultura têm proporcionado estes espetáculos para toda a comunidade”. Antecipa que, para 2017, estão programados festivais, oficinas, e apresentações de grupos de teatro, música e dança. 

Situação atual

     Desde sua reabertura o Teatro Municipal recebeu diversas peças e esquetes teatrais, direcionadas principalmente para o público infantil das escolas municipais. Devido à temporada de verão, as atividades artísticas e culturais se voltaram para o balneário Cassino e assim o Teatro não recebeu atrações neste período.

     Nossa reportagem entrou em contato com a direção do teatro para atualizar a programação para os próximos meses. No entanto, a diretora Jane Borghetti mencionou que o espaço precisará passar por novas adequações, desta vez na parte elétrica e hidráulica, precisando ficar mais uma vez de portas fechadas. Dessa vez a direção espera reabrir o Teatro em dois meses.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments