Reportagem de Estevan de Freitas Garcia e Mariana Argoud –
Criação artística, gastronomia e América Latina: o projeto Mucha Arte do Madre Mia! –
EL ARTE ES REVOLUCION! Essa frase, escrita na parede do local, expressa a importância da arte dentro do bar, restaurante e galeria de arte Madre Mia!. Por lá, a arte está por todo lugar: no balcão, nos pratos, nos apoios de copo e nas paredes, com obras de artistas latino-americanos. Com a proposta de “RestoArte”, o sócio-proprietário do local, Raul Garré, quer que o restaurante vá além da gastronomia, com projetos criativos e uma galeria de arte. O Madre Mia! vem se tornando um importante espaço artístico e cultural da cidade de Pelotas.
A galeria faz parte do projeto Mucha Arte, iniciativa que conta com a curadoria de Rafael Barros e convida, de seis em seis meses, artistas de toda a América Latina a expor nas paredes e, assim, também fazer parte da identidade visual do restaurante. O Mucha Arte tem como objetivo, também, mostrar a evolução da produção criativa tanto da cidade quanto de todo “mundo latino”, além de fazer a arte mais acessível e, conforme anunciam as paredes do local, “…revelando o sentimento, a energia e alma sobreposta em cada trabalho”.
Rafael Barros conta que, para fazer parte de uma exposição, basta ter uma produção, algumas séries já desenvolvidas. Ainda, conforme o curador, entre os critérios levados em conta para os artistas fazerem parte de uma exposição, o principal é a afinidade dos trabalhos com o espaço. “Normalmente o convite parte de nós mesmos, mas também recebemos indicações, ou o próprio artista é quem entra em contato com a gente”, afirma. Outro ponto que Rafael destaca é a importância de dar oportunidade a artistas novos, convidando-os para expor: “Em todas as edições do projeto, sempre tiveram um ou mais artistas que estavam expondo pela primeira vez. Isso é muito importante para nós, pois nos sentimos parte dessa evolução, sabendo que depois da primeira exposição, muitas outras surgirão naturalmente. Estamos sempre atentos às novas produções!”, ressalta.
Pablo Conde, artista e ilustrador pelotense, expôs duas vezes no local e afirma: “Expor no Madre Mia! transformou o meu trabalho!”. Ele conta que começou a desenvolver uma produção artístico autoral a partir do convite de participar de uma exposição no Madre Mia!, no início do projeto. Para ele, fazer parte da galeria proporciona algo que vai além da visibilidade: “Possibilita a convivência e troca de experiências com artistas de todo o País. Eu já dividi uma parede com o Rafael Sica, por exemplo, que é uma referência nacional como quadrinista”, destaca.
O Madre Mia!
O Madre Mia!, além da galeria de arte, é um restaurante focado na cultura latina, com pratos e bebidas típicas. Durante o ano, realiza eventos de rua com temas diversos, que conta com música, comidas e torneiras de chope. Fica localizado em Pelotas, na rua Santa Cruz, 2200, e fica aberto de segunda a segunda. As exposições são divulgadas na página do Facebook do RestoArte.
Você precisa fazer login para comentar.