Teatro promove inclusão social

Reportagem de Carina Reis e Rafael Viana –

O Grupo Evangélico de Teatro Sentinelas pertence à Igreja do Evangelho Quadrangular de Arroio Grande –

A peça Os Três Porquinhos é uma das produções voltadas para o público infantil

A peça “Os Três Porquinhos” é uma das produções

Não é de hoje que a arte expressa diversos tipos de sentimentos, fruto de muito estudo e cuidado. Preparar um cenário, contar uma boa história e ter o talento para interpretação são algumas das características que fazem do teatro um grande disseminador de ideias e influenciador. Sua prática também contribui para a inclusão social.

Transformando-se em uma grande ferramenta de transmitir mensagens, o teatro ocupa diferentes espaços, inclusive em ambientes até então inusitados, como por exemplo, a igreja. Na cultura religiosa, sempre houve manifestações artísticas, como música, dança e o teatro, porém, as peças teatrais neste ambiente tinham como objetivo retratar cenas de celebrações, como o Natal e a Paixão de Cristo.

Atualmente o teatro tem crescido e ganhado reconhecimento nesse ambiente, que ultrapassa as barreiras religiosas e emerge como um canal de mensagens, promovendo a criação de novas companhias que praticam e estimulam o estudo desse tipo de arte, servindo assim como instrumento de inclusão social. É o caso do Grupo Evangélico de Teatro Sentinelas, que pertence à Igreja do Evangelho Quadrangular de Arroio Grande e desenvolve um trabalho com os jovens da comunidade.

O grupo surgiu da necessidade de consolidar os talentos que já se apresentavam de maneira informal. Por isso, no ano de 2013, eles assumiram a responsabilidade de estudar mais sobre técnicas de teatro, e desde então toda semana promovem as aulas de expressão corporal, expressão facial, memorização, improvisação, criação de personagens, canto, dança e demais métodos que são utilizados nas apresentações.

Os espetáculos do Grupo Sentinelas não são restritos aos templos. Eles ingressam em eventos promovidos pela Prefeitura de Arroio Grande e programações realizadas por escolas. De acordo com Clayton Reis – diretor do Grupo de Teatro Sentinelas -, o trabalho da equipe é baseado na famosa Companhia de Teatro Jeová Nissi, que se apresenta no mesmo segmento e com grande sucesso, inclusive com a produção de filmes e peças que circulam todo o País. Uma das ações, através de uma parceria entre os dois grupos, foi a vinda da equipe Jeová Nissi à Arroio Grande, no qual o público pode prestigiar a apresentação.

Arte que Transforma

Um dos grandes objetivos do Grupo Sentinelas está em descobrir novos talentos na prática teatral. Um dos fatores relatados por Clayton é que já, no primeiro contato, através das oficinas de preparo, os participantes perdem a inibição através da interatividade com o grupo, além de despertar o interesse pelas técnicas abordadas nos ensaios. O Grupo, formado em sua maioria por jovens, apresenta roteiros adaptados ou de autoria própria, sempre primando por passar uma mensagem de conscientização sobre temas que envolvem a sociedade, e promovendo a transformação do indivíduo com base nos conceitos bíblicos. O diretor do grupo avalia que o teatro é uma das melhores ferramentas para transmitir a mensagem proposta. “Através do teatro, conseguimos entrar em lugares que normalmente a igreja não consegue ter acesso”, afirma Clayton Reis.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments