Beleza do canto empolga

– Reportagem de Rafael Duval Pinto –

Grupo Musical da APUFPel apresenta-se há mais de 20 anos e encanta seu público –

O coral conta com diversos instrumentos musicais que se somam à expressão das vozes

Em meados de junho de 1996, um grupo de associados da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Universidade Federal de Pelotas (APUFPel) reunia-se semanalmente na sua sede para discutir os rumos da entidade. Entre um bate-papo e outro, quando os sócios debatiam situações sobre o seu dia a dia, surgiu a ideia de fazer um coral. Muitos já demonstravam a paixão pela música, alguns já tinham desenvolvido a habilidade de tocar instrumentos e havia vozes preparadas para cantar. Mediante o desejo dos aposentados que gostavam da música e que já haviam vivenciado experiências em outros corais, resolveu-se montar um grupo musical, apenas para tocar e cantar uma vez por semana.  Essa roda de amigos que se reunia para cantar deu certo, e como deu! Após 20 anos, o Grupo Musical da APUFPel  é reconhecido em toda a cidade, com apresentações em igrejas, aniversários, praças públicas e encontro de corais, entre outros  eventos de fora da cidade. Hoje o grupo é formado por 36 pessoas, na maior parte formado por mulheres, que variam entre as idades dos 33 aos 83 anos.

O coro está sob a regência da competente e experiente maestra Vera Vargas, de 57 anos, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Música. Atualmente Vera também rege o coral da Apae, da Escola Luis Braille, e o do Instituto  Nossa Senhora da Conceição.

O coral da APUFPel conta um amplo leque de instrumentistas, reunindo as sonoridades do teclado, violinos, tambor, bombo leguero, flauta, pandeiro e agê, entre outros instrumentos.

No seu repertório, o coral costuma tocar músicas religiosas, sambas e música popular brasileira, entre outros gêneros musicais. O coro tem feito apresentações em diversos bairros de Pelotas e outras cidades gaúchas. No ano de 2013, em São Lourenço,  o Grupo Musical da APUFPel recebeu dois troféus no Festival Canta Sul, o primeiro lugar em Coral Instrumental  e o de Maior Número de Componentes Coral.

O grupo foi premiado no festival de coros de São Lourenço

Grupo foi premiado no festival de coros de São Lourenço em 2013

Para o integrante Jorge Brandão Linhares, de 75 anos, professor aposentado pela UFPel,  “as apresentações e os ensaios nos mantém vivos, com disposição para ver que a vida pode sim, ser simples e bela”

Entre suas apresentações de mais destaque, esteve a da Fenadoce em 2013, ano que lhes proporcionou momento de muita emoção, quando o grupo cantou para uma grande número de pessoas. Brandão Linhares destaca como é emocionante vivenciar tudo isso. “Tocar numa festa como a da Fenadoce é um  prazer muito grande. Subir no palco e tocar para minha mulher, meus filhos e meus netos,  isso não tem preço, é muito gratificante”, destaca Brandão.

O grupo se apresentou recentemente nas cidades de Arroio do Padre, Piratini, Pedro Osório e São Lourenço. Prepara-se para uma das apresentações mais importantes do ano, quando participa da Audição de Corais Pelotenses (Acopel), encontro de corais promovido pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

O coro está sob a regência da competente e experiente maestra Vera Vargas

Para ingressar no grupo é preciso ser sócio da associação e passar pela avaliação da maestria. Para agendar as apresentações do grupo é preciso enviar um oficio para a direção da APUFPel, que será analisado e repassado para o setor social da entidade. Contato e informações podem ser obtidos na rua Gonçalves Chaves 654 e pelos telefones (53) 3227-1958 e (53) 3225-7917.

PRIMEIRA PÁGINA