Maestria do ballet russo

– Reportagem de Patrícia Tanaka –

Com mais de três décadas de existência, a companhia apresentou duos e solos – 

O State Russian Ballet trouxe mais uma vez a excelência do ballet russo para o Rio Grande do Sul.   A companhia tem mais de 30 anos de estrada, e conta com bailarinos das mais prestigiadas escolas de dança do país, incluindo a aclamada Bolshoi.

Em sua segunda vez em Pelotas, no dia 10 de junho, o ballet da Rússia trouxe o espetáculo “Stars of Russian Ballet”, com as mais famosas coreografias contemporâneas e clássicas, dando prioridade aos solos e duos. Os bailarinos apresentaram a exuberância do balé clássico em movimentos perfeccionistas.

A bailarina Maria Menshikova abriu o espetáculo com "A Morte do Cisne"

A bailarina Maria Menshikova abriu o espetáculo com “A Morte do Cisne”

Na sua primeira parte, o programa contou com “A morte do cisne” (Maria Menshikova), “Carmen” (Adel Kinzikeev e  Viktoriva Dymovka), “A bela adormecida” (Marta Lutko e Artem Koroshilov), “The lady and the Hooligan” (Ivan Sitnikov e Maria Menshikova), “O Quebra Nozes” (Aleksandr Petrichenko e Idaliya Nazmutdinova) e “Romeu e Julieta” (Adel Kinkikeev e Viktoriva Dymovka).

O segundo ato teve as apresentações de “Sheherazade” (Ivan Sitnikov e Maria Menshikova), “Lago dos Cisnes” (Marta Lutko e Artem Koroshilov), “O corsário” (Aleksandr Petrichenko e Idaliya Nazmutdinova) e “Spartacus” (Adel Kinzikeev e Viktoriva Dymovka). E o “Gran Finale” teve a participação de todos os bailarinos, que foram aplaudidos calorosamente pela plateia.

O diretor da turnê na América Latina, Augusto Stevanovich, trabalha no segmento de produções de grandes espetáculos internacionais há mais de trinta anos. Desde 1996, atua com exclusividade em vários segmentos culturais da Rússia para o Brasil,  trazendo espetáculos de dança, teatro, música e circo.

Desde a criação do grupo BRICS (que estabelece cooperação entre o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Brasil faz parte de uma grande programação. Todos os anos, grandes talentos realizam apresentações em vários estados do País, com apoio do Ministério da Cultura da Rússia.

Já está confirmado a apresentação do espetáculo completo “Quebra nozes” em Pelotas, em 2017. Na internet, há um site voltado para o balé russo. O State Russian Ballet também apresenta imagens dos espetáculos no Instagram (@BalletDaRussia2016) e na sua página do Facebook.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments