Festa contra o desperdício

 

– Reportagem de Diogo Funari, Gislene Farion e Luís Otávio Schebek –

Disco Xepa e Comida de Rua reúnem pelotenses e turistas no Largo da Estação Férrea

Centenas de pessoas prestigiaram o evento que destaca a consciência ecológica e social

As atividades da segunda edição do Festival de Gastronomia da Fenadoce movimentaram o sábado, dia 12 de junho, no Largo da Estação Férrea, em Pelotas. Os eventos simultâneos Disco Xepa e Comida de Rua fazem parte de uma programação nacional do movimento Slow Food, o qual incentiva o reaproveitamento dos alimentos e ajuda na redução do desperdício.

Jussara Dutra, coordenadora do Festival de Gastronomia, faz o alerta que cerca de 40% de todo alimento produzido no planeta vai para o lixo, levando em conta desde a produção até a mesa do consumidor. “A nossa própria geladeira é um bom exemplo de quanto desperdiçamos, ao não dar um destino adequado para esses alimentos”, ressalta.

Combinando música e gastronomia, o Disco Xepa acontece em diversos estados do Brasil e caracteriza o Disco Xepa Day. Foram nove horas de programação (das 12h às 21h). Confraternizou pelotenses e visitantes, chamando a atenção para uma alimentação mais eficiente.

A edição pelotense do evento contou com a organização de um grupo de cozinheiros simpatizantes do movimento Slow Food, além do apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A feira de Comida de Rua também esteve à disposição do público visitante com a participação de restaurantes locais e food trucks que comercializaram pratos, cervejas artesanais, sucos de frutas nativas e doces de Pelotas a preços acessíveis.

Um dos destaques foi a distribuição de uma refeição gratuita feita pela chef Regina Tchelly, do projeto carioca Favela Orgânica. Ela preparou um arroz colorido com cascas de abóbora, de batata e de cenoura. “É muito bom, além de ser super saudável e sem gordura,” garante. Foram usados alimentos descartados por supermercados e pela “xepa” de feiras, o que chamou a atenção do público.

Pratos deliciosos também podem ser econômicos

Ana Soares, estudante de psicologia e apreciadora das atividades que restaurantes e bares organizam nas ruas da cidade, ficou surpresa com o objetivo do evento. “Eu nunca tinha parado pra pensar que muito mais que pratos bonitos e saborosos, esses eventos podem ser grandes aliados nessa luta contra o desperdício. Acompanhei a produção do prato que estão distribuindo e comecei a me dar conta do quanto podemos fazer na nossa própria casa pra contribuir com isso.”

Além de comida boa, o Largo da Estação Férrea foi tomado por muita música durante todo o evento. Os DJ’s Micha, Tainá e Helô foram os responsáveis por animar o público presente. “Nada melhor pra essa tarde fria do que muita variedade de comida com esse som bacana” comenta o visitante Leonardo Moreira.

Segundo a Guarda Municipal, cerca de 400 pessoas estiveram presentes. Apesar das baixas temperaturas durante as nove horas de programação na Estação, o público prestigiou os restaurantes e aproveitou o sábado para reunir os amigos e fazer parte da história de um evento com importância à nível mundial, o Disco Xepa Day.

ALGUMAS DICAS

O que é Sloow Food? É uma associação internacional sem fins lucrativos, fundada em 1986, como resposta aos efeitos padronizantes do Fast Food. O movimento conta com mais de 100 mil associados de 150 países, conjugando o prazer e a alimentação com consciência ambiental e responsabilidade social.

O que é Disco Xepa? É um evento do movimento Slow Food sobre desperdício e consumo responsável. São mais de 200 eventos realizados, em 75 cidades e 15 países. Os franceses iniciaram a ideia com a “Disco Soupe“. A experiência começa na feira (ou local onde houver desperdício), com a coleta de alimentos que deixaram de possuir valor comercial. A missão do Disco Xepa é sensibilizar o público em geral do desperdício de resíduos alimentares, apresentando meios simples e dinâmicos para agir no combate a essa problemática.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS:

Comments

comments