Três amigas apaixonadas pela dança criaram uma das primeiras academias do município de Rio Grande

A Academia de Dança Ensaio tornou-se conhecida pelo ensino da dança clássica, mas desenvolve outras modalidades        Foto: Divulgação

Reportagem de Débora Klein –

Referência em Rio Grande, a Academia de Dança Ensaio está a um passo de completar 35 anos. Criada em setembro de 1981, a escola surgiu pela união de três amigas apaixonadas pela dança. Atualmente, sob a direção da bailarina Eugênia Klinger, 160 alunos, entre crianças e adultos, fazem parte desta história.

De 1981 para 2015 muita coisa mudou. O espaço, hoje voltado ao ballet clássico, iniciou com aulas de sapateado, jazz e ballet, além de sediar hoje uma creche e uma sala de musculação. Eugênia, a única das fundadoras que ainda está à frente da escola, conta que a ideia era abrir um espaço diferenciado na cidade. “Eu voltei do Rio de Janeiro pensando em abrir algo voltado à dança e elas também queriam, a creche não vingou, mas a dança começou a crescer”, conta. Eugênia iniciou seus estudos em Rio Grande e, após quatros anos e meio no Rio de Janeiro realizando cursos de jazz, ballet e sapateado, retornou à cidade.

As modalidades eram novidades na cidade, assim como os espaços destinados às aulas de dança. “Abrimos em setembro e em março haviam outras oito escolas”, comemora Eugênia. Mesmo com o investimento em diversos ritmos, a coincidência e paixão de Eugênia pelo ballet clássico fez com que a escola fosse conhecida pelo estilo. “O tempo vai passando, as coisas vão mudando, a gente nunca quis ficar só com o ballet, mas acabou assim”. Comandada por oito professores, além do ritmo, a escola também oferece aos rio-grandinos aulas de jazz, dança contemporânea, pilates, zumba e dança de salão.

Somando a todas as inovações que trouxe a Rio Grande, a escola também ajudou para a reforma do teatro municipal em 1997. Os espetáculos O Quebra-Nozes, Satraussianas e Black and White tiveram 50% da renda revertida para a Associação dos Amigos do Teatro, além da doação de roldanas, cordas e canhões de luz. A reinauguração do local contou com a apresentação da academia, com o repertório La Byadère.

A escola realiza dois espetáculos por ano, mostrando um pouco do que é aprendido durante as aulas. “Nosso princípio é ser uma escola, não um ballet profissional, então todo mundo vai para o palco e dança bastante”, salienta Eugênia. A cada fim de ano, a Ensaio apresenta ballets de repertório já criados – coreografias que contam histórias – e adaptados pelos professores, tendo em vista a realidade da escola. Neste ano o repertório escolhido foi Harlequinade, baseado na commedia del’art, espetáculo popular com uma história entre os séculos XVI e XVII, na Itália e na França, criado com humor e personagens mascarados, contando as aventuras de Harlequin, Columbine, Pierrot e Pierrete.

O espetáculo que, normalmente, dura em torno de uma hora, foi adaptado por Eugênia para que os 102 alunos que desejavam participar da apresentação tivessem a oportunidade. “Consegui deixar em uma hora e adicionei outras músicas, criando, por exemplo, um Carnaval só para os alunos do baby”, conta.  Desde 1993 a escola também realiza o pró-ballet, desta vez montado com base em enredos como o apresentado na 37º Feira do Artesanato do Rio Grande e 20º Feira do Comércio, Indústria e Serviços, que contou a história infantil Frozen. Os espetáculos são realizados pelos alunos de jazz e dança contemporânea, com preço mais acessível para a população.

A lista de premiações e cidades em que o nome da Academia foi levado por alunos é extensa. Nos últimos anos, devido à vida escolar dos dançarinos, as viagens diminuíram, mas a paixão pela dança não. A atualização é contínua, necessária para que os bailarinos estejam por dentro das novidades do meio, com a realização de alguns cursos como os oferecidos no Joinville em Dança, onde a professora Tatiana Klinger e algumas alunas estiveram presentes.

As aulas de Pilates estão entre as técnicas importantes não só para os bailarinos, mas principalmente para a saúde corporal              Foto: Divulgação

Benefícios da dança

A dança é uma das atividades físicas que mais oferece benefícios. Pesquisas apontam que a prática ajuda para a perda de peso, aumento da autoestima e combate algumas doenças cardíacas e respiratórias. De acordo com Eugênia, a disciplina é outra vantagem, principalmente para os alunos do ballet clássico. “Uma criança de três anos aprende a sentar, esperar sua hora, conviver com outras crianças, a disciplina é primordial na dança”, afirma.

Ainda entre os benefícios está o impacto. “Um bailarino sabe cair, se machuca muito menos que um jogador”, conta. A bailarina fala ainda sobre o pilates, uma das modalidades que está conquistando alunos. “Esta técnica está sendo uma aliada, pois trabalha o corpo e ajuda a respirar, coisa que as vezes os bailarinos esquecem”. O único detalhe apontado por Eugênia como malefício já é conhecido: os pés das bailarinas. “Tem calo, tem bolha, deforma, mas é o menor dos problemas, vale a pena para quem dança”, afirma a diretora da Academia de Dança Ensaio.

Frozen está entre os inúmeros espetáculos que a Ensaio vem promovendo com o seu repertório Foto: Débora Klein

Frozen está entre os inúmeros espetáculos que a Ensaio vem promovendo com o seu repertório           Foto: Débora Klein

PRIMEIRA PÁGINA