Guantánamo Groove produz música sem amarras

Reportagem de Aléxia Tavares e Caroline Lemos –

A Guantánamo Groove é uma banda que não depende de gravadoras. Formada por três amigos, Gustavo Borges (guitarra/voz), Yuri Medeiros (baixo/voz) e Vagner Uberti (bateria), fala sobre o cotidiano santa-mariense numa mistura de estilos musicais como o funk, rock, ska e também samba. O estilo de som da banda foi surgindo, de forma não planejada, com cada integrante trazendo suas referências e gostos musicais para as composições.

Os músicos Gustavo, Vagner e Yuri criam composições que mesclam várias sonoridades

A banda compõe as músicas em conjunto, mas as letras normalmente ficam por conta do guitarrista Gustavo Borges. Não se pode dizer ao certo quais influências e estilos cada integrante da banda leva para cada composição, nem mesmo qual é a sua linha musical, pois o processo de construção do repertório foi acontecendo naturalmente. Por ser uma banda independente, a Guantánamo Groove tem que ‘sobreviver’ da forma que é possível, assim eles fazem dois tipos de shows: apenas com músicas autorais da banda ou com covers e versões de grandes artistas feitas pelo grupo.

Guantánamo Groove fez um show totalmente com músicas autorais em Pelotas no dia 9 de novembro de 2014, dia de encerramento do Macondo Circus Pelotas, festival de artes integradas, realizado pelo circuito fora do eixo, e organizado pela Casa Fora do Eixo Pelotas.

Em agosto do ano passado, gravou seu primeiro EP, chamado ‘Boca’, o que deu, segundo os músicos, “uma projeção muito grande para o seu trabalho, por ter um material físico e um contexto, algo palpável”. De acordo com os integrantes, há bastante dificuldade financeira, temporal e estrutural pra gravar as composições que estão prontas. Mesmo assim a banda já criou muitas músicas e lida com a dificuldade em gravá-las.

Com apenas três anos, Guantánamo Groove faz bastante sucesso na região, e além do EP gravado, eles disponibilizam diversas músicas na internet e já possuem mais de três mil curtidas em sua página no Facebook. Confira as músicas Psicose, Se Movimente e O Dono no YouTube.

PRIMEIRA PÁGINA

 

Comments

comments