Feira do Livro de Pelotas começa hoje

Expositores concluem os preparativos para receber os visitantes Foto: Carolina Ávila

Reportagem de Carolina Ávila e Letícia Eloi Pinto –

O movimento foi intenso para acertar os últimos detalhes da 43ª Feira do Livro de Pelotas que começa hoje. As instalações ganharam forma e já recebem os primeiros visitantes. O local, já tradicional, é o centro da Praça Coronel Pedro Osório e parte da rua Lobo da Costa, onde será a praça de alimentação – palco de várias atrações culturais.

Cerca de 18 expositores apresentam as mais diversas obras literárias durante os 18 dias da Feira. É um dos eventos mais esperados pelos pelotenses e a montagem da estrutura chama a atenção de quem passa pelo local. É realizada pela Câmara Pelotense do Livro, com o apoio da Secretaria de Cultura (Secult) e Bibliotheca Pública.

Neste ano há novidades. A coordenadora da Feira do Livro, Teia Bender, explica que o posicionamento da estrutura mudou, utilizando a alameda que vai até ao Grande Hotel, onde haverá sessões de autógrafos e alguns expositores. Também terá a volta da praça de alimentação, o ponto de encontro do público, onde estará o palco com as atrações diárias.

A programação literária, neste ano, passa a ser nos casarões e na Bibliotheca Pública, pois serão atividades que necessitam de lugares mais reservados. Teia está empolgada: “Vamos confiar que a Feira permaneça da mesma forma, que ela continue sendo um sucesso, como ela tem sido nos últimos anos. Acho que a Feira está pronta pra acontecer.”.

Tatiane Coelho é pedagoga e leciona na educação infantil, ressalta que sempre incentiva os alunos como educação básica, pois a leitura é essencial para qualquer faixa etária. “A Feira do Livro é uma das coisas que nos oportuniza a despertar na criança esse interesse pela leitura”, destaca. Diariamente, das 14h às 17h, haverá apresentações escolares; depois das 17h, apresentações artísticas como dança e teatro; e, das 19h30 às 21h, shows com músicos locais e regionais. O horário de funcionamento da Feira será das 14h às 22h.

Neste ano as estruturas avançam da Praça até a rua Lobo da Costa Foto: Carolina Ávila

Neste ano as estruturas avançam da Praça Pedro Osório até a rua Lobo da Costa
Foto: Carolina Ávila