Mineiros ganham espaço no Dia do Gaúcho

Reportagem de Helena Mendonça e Rochele Ücker –

Quem passou pelo clube Fica Ahí no feriado de 20 de setembro se deparou com uma apresentação um tanto quanto diferente das tradicionalmente cultuadas no Rio Grande do Sul nesta data. Dois dançarinos de Minas Gerais mostraram sua arte com o espetáculo “Faça algum barulho nas praças”. Com movimentos e características distintos, os artistas expressaram sua mensagem ao público, que não arredou o pé do local até o fim da exibição.

Com figurinos coloridos, Rui Moreira e Rodrigo Peres se intitulam “andançarinos”, principalmente para indicar a forma itinerante do show, já realizado em vários municípios. Os mineiros costumam se apresentar em praças públicas ou espaços abertos, como sugere o nome, mas precisaram mudar o palco em função da chuva que castigou a região nos últimos dias. Antes de chegar a Pelotas, eles passaram por Caxias do Sul e Porto Alegre.

MINEIROS (2)

Os “andançarinos” Rui Moreira e Rodrigo Peres se apresentaram no Mercado Público de Pelotas                                                                Foto: Divulgação/Ascom/UFPel

Nesta turnê pelo Estado, foram vários dias de dança e muita estrada. No dia 21 os dançarinos estiveram no Mercado Público, onde realizaram uma espécie de desafio. Rui dançou ‘break’ e Rodrigo folia de reis. No início os dois davam a ideia de não estarem se entendendo no ‘palco’ improvisado, em uma verdadeira exploração de contrastes e movimentos. Ao fim do contato, a dupla absorve suas diferenças e reinventa sua postura, um assumindo traços do outro.

Quem assistiu ao show ficou entusiasmado. A timidez dos olhares curiosos que fitavam os artistas se transformou em ação logo em seguida. Estudantes do curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e outras pessoas que estavam no local se juntaram aos “andançarinos” no final da música, em um exemplo de espontaneidade cultural. Para quem não conhecia o projeto, pode ter parecido planejado, mas não foi, garantem os produtores.

Ainda no dia 21 a dupla dançou na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Laquintinie, no Porto. Em Porto Alegre, onde o clima colaborou, as apresentações foram realizadas na Esquina Democrática, no parque Glênio Perez e na Redenção.

Premiação

O espetáculo “Faça algum barulho nas praças” recebeu o prêmio Funarte Artes na Rua de 2014. A premiação possibilitou a turnê dos artistas.

Os eventos são realizados pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil. A produção cultural fica a cargo da “SeráQué?”. Em Pelotas a produção local foi responsabilidade de Daniel Amaro.

PRIMEIRA PÁGINA

comments