O teatro chega às ruas de Pelotas semana que vem

Reportagem de Camila Mascarenhas –

Cena do espetáculo “A Farsa do Advogado Pathelin” (Foto: Lúcio Pereira

Cena do espetáculo “A Farsa do Advogado Pathelin”                (Foto: Lúcio Pereira)

Teatrua, uma mistura de teatro e rua. Esse foi o nome escolhido para o primeiro festival de teatro de rua, que irá ocorrer na próxima semana, no Centro Histórico de Pelotas. O projeto foi criado pelos cineastas Francisco Maximila e Thiago Rodeguiero, com a intenção de levar o teatro às ruas e criar um espaço de formação e diálogo através de apresentações de peças teatrais, oficinas e workshops.

Há muita ação e musicalidade em “Palco de Feiras” (Foto: Felipe Campal)

Há muita ação e musicalidade em “Palco de Feiras”                   (Foto: Felipe Campal)

O Teatrua foi selecionado através do edital de apoio a eventos culturais do segundo semestre de 2015, da Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas. A produção e realização do evento são resultado de uma parceria da Cia do Olhar do Outro e Campos Neurais Produções.

O Festival

Um dos objetivos do projeto é ajudar a descriminalizar os artistas de rua e, segundo os organizadores, a ideia de realizar o festival surgiu através do contato com os festivais de mesmo estilo que acontecem em Porto Alegre e em outros lugares. “Já tínhamos conversado sobre a ideia do projeto, pois temos muito contato com o pessoal do teatro. Então, quando surgiu o edital de financiamento da Prefeitura nos inscrevemos”, afirma Francisco.

O festival não tem caráter competitivo, tem como finalidade ajudar a tornar visíveis os artistas do teatro de rua locais e também ser um espaço de troca de experiências entre os artistas da área. Em relação ao público, o projeto tem a intenção de mostrar a população este tipo de arte e fortalecer o elo entre o teatro e a cidade. “A ideia é que qualquer pessoa que esteja passando ali no Mercado Público possa ter contato com o teatro, a senhora que está indo na feira, crianças e adultos”, diz Thiago.

O público se diverte com o “Grand Circo Pequeno” (Foto: Divulgação)

O público se diverte com o “Grand Circo Pequeno”                   (Foto: Divulgação)

Serão realizados quatro apresentações de espetáculos de teatro de rua, quatro oficinas de criação em teatro de rua e um workshop de produção e profissionalização em teatro. As oficinas e o workshop são gratuitos e abertos ao público.

Espetáculos

Os quatro espetáculos foram escolhidos pelos grupos que irão se apresentar e são específicos para teatro de rua. As apresentações irão acontecer no dia 24 de outubro a partir das 15 horas. São eles:

• Olha o Santo : Direção de Hélcio Fernandes Júnior (Pelotas)

• A Farsa do Advogado Pathelin : Direção de Carlos Prado (Pelotas)

• O circo de palhaços – Grand Circo Pequeno : Direção de Lóri Nelson e Lara Bittencourt (Rio Grande)

• Palco de Feiras : Direção de Alexandra Dias (Pelotas)

Criatividade nos figurinos da peça “Olha o Santo!” (Foto: Andressa Vasconcelos)

Criatividade nos figurinos da peça “Olha o Santo!”
(Foto: Andressa Vasconcelos)

Onde? Centro Histórico de Pelotas (Mercado Público)

Quando?  22, 23 e 24 de Outubro

Horário? Os espetáculos terão início às 15h do dia 24 outubro, as oficinas e workshops ainda não têm horário definido.

Confira mais da programação na fanpage do Teatrua.

PRIMEIRA PÁGINA