A energia hardcore da banda Freak Brotherz

Reportagem de Roberta Kegles Chiesa

e Priscila Machado –

Uma das bandas de rock mais duradouras da cidade de Pelotas, a Freak Brotherz, traz a energia hardcore para os palcos desde 1998. Formada inicialmente pelos irmãos Danilo e Solano Ferreira, na voz e baixo, conta também com o gás de Ricardo Pantanal, na guitarra, e Marcelo Chrochemore, na bateria. Essa sintonia, de cara, já premiou no mesmo ano o baixista Solano como o melhor no instrumento do festival Skol Rock, ocorrido em Curitiba.

A caminhada teve vários obstáculos, uma “guerra invisível”, como descreve Danilo. Mas foi a parceria entre o quarteto que fez com que a banda aprendesse desde cedo a organizar suas apresentações e a produzir as suas músicas. E foi com essa competência no palco que a Freak participou de grandes festivais no país e dividiu espaço nos palcos com grandes bandas do Rio Grande do Sul e do mundo, como Iron Maiden, Raimundos, Charlie Brown Jr., Engenheiros do Hawaii, Wander Wildner, Nei Lisboa, Frank Jorge, Comunidade Nin-Jitsu, acústicos e Valvulados, Ultramen, Cachorro Grande, Da Guedes, Dead Fish, Replicantes e Barão Vermelho.

A banda esteve presente em grandes festivais como Skol Rock, em 1998; Projeto 277, no Theatro Sete de Abril, em 2001; Roda Som, em Porto Alegre; Fórum Social Mundial, nos anos de 2003, também na capital gaúcha; e no Festirock II, em 2004, no estado de Rondônia.

Freak1
Atual formação: Igo Santos (guitarra), Clovis Motta (bateria), Danilo e Solano Ferreira (voz e baixo)

Eles abriram os shows do Marky Ramone e da banda Tequila Baby, em 2004, na cidade de Rio Grande. Também participaram do 1° Acampamento Binacional do Fórum Social Mundial, no ano de 2006, na Barra del Chuy, no Uruguai, e do Projeto Fora do Eixo, em Porto Alegre, no ano de 2009. Fizeram apresentações no Bar Opinião, nos anos de 2012 e 2013. Sem falar de vários anos do Projeto Sete ao Entardecer em Pelotas.

Houve uma reformulação do grupo em 2006, com o guitarrista Igo Santos e, em 2008, com o baterista Clovis Motta. A Freak Broterz continuou apresentando músicas de bandas famosas no rock e no punk rock, como Red Hot Chilli Peppers e Rage Against the Machine, além  de emplacar composições próprias.

O primeiro CD Dentro da Ideia foi gravado em 2007, e no momento está em andamento o segundo CD autoral, no estúdio A Vapor, produzido pela Esmute e com a participação de Tonho Crocco, da banda Ultramen, entre outros artistas.

O nome do grupo faz uma referência à revista em quadrinhos dos anos 70, com personagens e histórias que ridicularizavam a ordem econômica, social, política e ideológica gaúcha. Por isso, a banda foge dos padrões comuns, com letras talentosas, combinadas com a boa performance dos integrantes no palco.

Quem quiser conhecer mais sobre a banda pode acessar as páginas oficiais no Facebook, no PalcoMP3 e também vídeos no YouTube.

PRIMEIRA PÁGINA