Criando um site multilíngue com o plugin Polylang
A internacionalização de um site torna-o relevante a um universo maior de pessoas e é uma demanda crescente na Universidade, especialmente para os programas de pós-graduação. A ideia é que um visitante estrangeiro, ao acessar o site, possa selecionar o idioma em que deseja ver as informações. Ou ainda, que o próprio site detecte o idioma de origem do visitante e se adapte automaticamente.
O Polylang é um plugin de internacionalização com todos os recursos necessários para gerenciar conteúdo em múltiplos idiomas em um site WordPress. É possível criar versões traduzidas de todo o site, ou estruturas totalmente independentes para cada idioma, com páginas, menus e até imagens específicas por idioma.
Ativação e Configuração
Ative o plugin Polylang através do menu Plugins. Em seguida, acesse Configurações – Idiomas e adicione os idiomas que utilizará no site, iniciando pelo idioma padrão (geralmente o Português).
O vídeo a seguir ilustra a ativação do plugin e a configuração de três idiomas.
Caso o menu do site seja desconfigurado após a ativação do plugin, basta editar o menu principal em Aparência – Menus e salvá-lo novamente.
Opções adicionais de configuração em Configurações – Idiomas:
- A aba Traduções de Textos possibilita traduzir outros textos exibidos no site, como o título do site e de widgets;
- Opções na aba Configurações:
- Na seção Modificações de URL sugere-se marcar as opções:
O idioma é definido pelo nome de diretório nos links permanentes
Não exibir informação de idioma no URL para o idioma padrão - A opção Detectar idioma do navegador pode ser ativada para redirecionar visitantes estrangeiros automaticamente para a versão traduzida do site, caso o idioma esteja disponível;
- Caso queira utilizar banners ou imagens de capa diferentes para cada idioma, você pode ativar a tradução desses tipos de post na seção Tipos de post personalizados e Taxonomias, marcando os itens desejados conforme indicado abaixo.
- Na seção Modificações de URL sugere-se marcar as opções:
Traduzindo páginas e posts
Após a ativação e configuração do plugin, os seguintes recursos serão adicionados ao painel administrativo do site:
- Na tela de edição de posts e páginas, à direita, será exibido um novo quadro Idiomas, através do qual é possível definir o idioma do post/página e adicionar as versões traduzidas;
- É possível criar novas páginas e posts diretemante no idioma desejado, sem versão em português. Não é necessário que todo o conteúdo esteja disponível em todos os idiomas;
- Na barra superior do painel administrativo há uma opção para visualizar apenas posts e páginas de um idioma específico – esse recurso facilita a administração de sites com muito conteúdo. Para visualizar novamente todo o conteúdo do site, selecione “Exibir todos os idiomas”.
O próximo vídeo exemplifica a criação de versões traduzidas de uma página do site, e demonstra o funcionamento do seletor de idioma no site.
Para disponibilizar a seleção do idioma no site, acesse Aparência – Widgets e adicione o widget Seletor de Idioma à barra lateral.
Criando menus para cada idioma
Quando o usuário trocar o idioma do site, será exibido apenas o conteúdo disponível naquele idioma: posts, páginas e inclusive o menu.
Veja no vídeo abaixo como criar menus personalizados para cada idioma.
Não esqueça de configurar na parte inferior da tela, em Posições no Tema, a posição do menu relacionada ao idioma desejado.