O Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (COPAAERGS) é um dos espaços de participação externa da UFPel, por meio da Representação Institucional exercida pelos professores Roberto Trentin (titular) e Edgar Ricardo Schoffel (suplente), da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel.

Instituído através do Decreto Estadual nº 42.397/2003, o Conselho tem por objetivo aprimorar informações aos agricultores visando qualificar o desempenho do setor primário.

Com base em experiências anteriores de monitoramento de tempo e clima para agricultura, e nas tendências climáticas projetadas para cada período, o COPAAERGS produz e divulga recomendações técnicas para o planejamento e manejo das principais atividades agrícolas no Estado. As indicações são baseadas nos dados obtidos pelas instituições relacionadas à agricultura e meteorologia no Estado, entre essas, a UFPel.

Segundo o representante institucional titular no COPAAERGS, Prof. Roberto Trentin (FAEM), por meio de discussões em reuniões é gerado um boletim de prognósticos climáticos. O documento apresenta as previsões de precipitação pluviométrica e temperatura para um período de três meses, bem como relaciona orientações a serem adotadas nas diversas culturas agrícolas.

Na UFPel o boletim de prognóstico climático pode ser acessado no sítio: https://wp.ufpel.edu.br/agrometeorologia/