O Conselho Municipal de Saúde de Pelotas (CMSPel) é um dos espaços da atuação universitária externa por Representação Institucional, mediante a participação da unidade Hospital Escola/EBSERH pelo segmento dos prestadores de serviços. Atualmente, a representação é exercida pela Enf. Dra. Nara Jaci da Silva Nunes, Chefe da Divisão de Enfermagem Divisão de Enfermagem e pelo Enf. Leandro Farias Rodrigues, Chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde e Doutorando pelo programa de Pós-graduação em Enfermagem/UFPel.

O Conselho, criado em 1991, é composto por 48 conselheiros, entre titulares e suplentes, que representam organizações de usuários, trabalhadores da saúde, de prestadores de serviços no SUS e gestores governamentais, e tem por missão assegurar, através do Controle Social, a excelência da saúde pública, informando, conscientizando, propondo e fiscalizando as políticas em saúde.

Na última terça-feira (5) aconteceu a posse do novo grupo gestor para o período 2023-2025, do qual passa a fazer parte o Hospital Escola/EBSERH com Leandro Farias Rodrigues integrando a mesa diretiva.

A integração do Hospital Escola da UFPel no CMSPel, segundo o representante, é uma forma de contribuir efetivamente nas temáticas de interesse coletivo, além de promover relações de colaboração de setores/projetos da instituição para a qualificação da política pública de saúde no município de Pelotas. Veja o vídeo com o pronunciamento do conselheiro: