A Representação Institucional em espaços organizativos relacionados à Educação é uma das formas de inserção da UFPel para influenciar na formulação e acompanhamento da política pública e para contribuir no aprimoramento dos sistemas educacionais nos níveis municipal, estadual e nacional.

Atualmente a universidade atua junto a oito grupos extrainstitucionais: Conselho Municipal de Educação de Pelotas, Fórum Municipal de Educação (FME), Rede Gaúcha de Instituições Formadoras de Professores – REFOR, Associação das Escolas Superiores de Formação de Profissionais de Ensino do Rio Grande do Sul (AESUFOPE-RS), Fórum Estadual de Educação Popular (FEPE RS), Fórum Estadual de Formação dos Profissionais da Educação Básica – FORPROFE-RS, Comitê Estadual de Educação do Campo – SEDUC/RS e Núcleo de Educação Permanente – NUEP-SUAS/PMP.

Integrando o plano de acompanhamento permanente ao exercício da função de representação a PREC realizou, no último dia 29/08, um encontro para promover entrelaçamentos entre as várias atuações externas.

Por meio dos relatos em torno do funcionamento dos grupos e das ações projetadas e desenvolvidas, os participantes debateram sobre suas experiências e problemas observados, assim como puderam identificar pontos que seguirão em debate interno para providências.