O Centro de Operações de Emergências (COE Arboviroses) para o enfrentamento à dengue, chikungunia, zíka virus e febre amarela no Rio Grande do Sul foi oficializado no dia 25 de maio de 2021 em ato virtual reunindo representantes de órgãos e instituições que o integram, conforme a portaria nº 406/2021, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

O COE é formado por representantes de diretorias da SES, secretarias da Educação, Agricultura, Meio Ambiente, Agapan, Brigada Militar, Conselho Estadual de Saúde, Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Federação das Associações dos Municípios do RS, Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, Ibama, Fiocruz e representantes de universidade gaúchas, onde inclui-se a UFPEL.

A representantação da UFPEL no COE é exercida pelo professor Rodrigo F. Krüger, entomólogo do Instituto de Biologia e coordenador do Laboratório de Ecologia de Parasitos e Vetores (LEPAV).

O COE tem por objetivo promover a resposta coordenada por meio da articulação e da integração dos envolvidos para subsidiar a tomada de decisão dos gestores e técnicos, na definição de estratégias e ações adequadas e oportunas para o enfrentamento das arboviroses.