V WORKSHOP DE QUÍMICA FORENSE

Nos dias 02 a 06 de setembro, ocorreu o V Workshop de Química Forense, evento este que fez parte da Semana Acadêmica Integrada do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA) da UFPel. Durante estes dias, os alunos puderam ampliar seus conhecimentos com palestras que abordaram diversos temas, como a Ética na Profissão e na Pesquisa Científica, Perícias em animais silvestres e domésticos (proferida pelo Profª. Drª. Ana Paula Neuschrank Albano), Perfil epidemiológico de casos de suicídio em cidades do extremo sul do Brasi (proferida pelo Prof. Dr. Flávio Manoel Rodrigues da Silva Júnior) e o Uso de ferramentas químicas para caracterização patrimonial vinculada a autenticação de bens culturais (proferida pelo Prof. Dr. Thiago Sevilhano Puglieri). Além disso, no encerramento, os cursos de Programas de Pós-Graduação (PPG) do CCQFA, apresentaram suas linhas de pesquisa, e algumas possibilidades de inserção e informações pertinentes quanto à seleção.
O V Workshop de Química Forense contou com 115 inscritos, resultado da enorme colaboração em equipe dos discentes organizadores, sendo esta comissão coordenada pela professora Massako Takahashi Dourado, e as demais colaborações como a coordenação do curso de BQF, dos professores do curso e do CCQFA, assim como o auxílio de outras entidades não estudantis.
Ainda, a realização do evento culminou com a arrecadação de alimentos não perecíveis, doados pelos participantes no momento da inscrição gratuita, os quais serão doados a instituições sociais da região de Pelotas.
Fatores positivos como estes, corroboram como sucesso do evento, motivando a todos envolvidos para o planejamento da próxima edição.