Participação do Projeto na 5ª SIIEPE

Os alunos do projeto tiveram grande participação na 5ª SIIEPE que ocorreu na semana dos dias 21 a 25 de outubro de 2019. No total foram 11 trabalhos apresentados abordando ensino, pesquisa e extensão.

As apresentações dos alunos foram:

CEG - Congresso de Ensino de Graduação

Julia Guasso - O ENSINO DE PRÓTESE SOBRE IMPLANTES EM UM PROJETO UNIFICADO

Letícia Sartori - NÍVEL DE PENSAMENTO REFLEXIVO DOS ALUNOS DE ODONTOLOGIA

Fernanda Srynczyk - A CRIAÇÃO DE UM PRONTUÁRIO ODONTOLÓGICO ATRAVÉS DE DISCUSSÕES DIRIGIDAS EM GRUPO

 

CEC - Congresso de Extensão e Cultura

Luciéli Andréia Zajkowski - RESULTADOS DA ATUAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM IMPLANTODONTIA PARA A COMUNIDADE DO SUL DO RIO GRANDE DO SUL

Pedro Paula Almeida Dantas - PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE INDIVÍDUOS ATENDIDOS EM UM PROJETO DE IMPLANTODONTIA

 

CIC - Congresso de Iniciação Científica

Letícia Ucker Aranalde- NÍVEL DE CONHECIMENTO EM IMPLANTODONTIA: UM ESTUDO OBSERVACIONAL

Andreza Montelli do Rosário - NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE IMPLANTES DENTÁRIOS DE INDIVÍDUOS ATENDIDOS EM UMA CLÍNICA ESPECIALIZADA

Lucas Eduardo Trento Gularte - FATORES RELACIONADOS À PERDA ÓSSEA PERI-IMPLANTAR PRECOCE -  UM ESTUDO CLÍNICO PROSPECTIVO MULTICÊNTRICO

Giovanna Boff Padilha - IMPLANTES DENTÁRIOS E A PERCEPÇÃO POR PACIENTES ATENDIDOS EM UM SERVIÇO PÚBLICO ODONTOLÓGICO

Julia Sedrez de Souza - ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES SUBMETIDOS A INSTALAÇÃO DE IMPLANTES E CONFECÇÃO DE PRÓTESES

ENPOS - Encontro de Pós-graduação

Alejandro Elizalde - INFLUÊNCIA DA TERAPIA COM LASER DE BAIXA POTÊNCIA EM ASPECTOS CLÍNICOS E RADIOGRÁFICOS APÓS A EXTRAÇÃO DE DENTES E COLOCAÇÃO DE IMPLANTES UNITÁRIOS IMEDIATOS: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO

 

Resultado – Processo seletivo para o projeto 2019-2

O processo seletivo para o Projeto de Extensão em Próteses sobre Implantes teve um total de 80 alunos inscritos de diversos semestres. No entanto haviam apenas 9 vagas para a seleção.


Considerando a curva de aprendizagem dos alunos, optou-se por um maior número de vagas para alunos que não estejam em seu último semestre letivo. Assim, a distribuição de alunos aprovados por semestre seguiu a seguinte distribuição:

 


Os alunos selecionados no processo seletivo estão listados abaixo. O Projeto de Extensão em Próteses sobre Implantes parabeniza todos os alunos selecionados e enfatiza aos alunos que não foram selecionados neste momento que não fiquem desencorajados em futuras seleções.

 

IMPORTANTE 1: REAFIRMAMOS O CONVITE À TODOS OS ALUNOS PARA AS AULAS TEÓRICAS QUE IRÃO TRABALHAR O CONTEÚDO DE IMPLANTODONTIA AO LONGO DO SEMESTRE.

IMPORTANTE 2: Os alunos selecionados começarão no projeto após o período de recesso e  início das atividades do semestre 2019/2. Todos serão avisados do início das atividades e incluídos no grupo do projeto no momento oportuno.

Relatório de atividades – Semestre 2019-1

No semestre 2019-1 o projeto realizou as seguintes produções:

Cirurgia
33 Implantes em 23 pacientes

 

 

 

Próteses:
37 trabalhos protéticos em 30 pacientes

Sendo os trabalhos divididos em:
– 4 protocolos (feito por alunos de pós)
– 2 PPFs (feito por alunos de pós)
– 31 coroas unitárias (22 feitos por alunos de graduação e 9 por alunos de pós)

Ação de ensino visa estabelecer regras e unificar ensino, pesquisa e extensão

Começou ontem a primeira reunião relacionada à ação de ensino “O processo de aprendizagem do aluno imerso em um projeto de extensão em implantodontia”. Esta ação que é realizada com a colaboração da Profa. Dra. Daniela Fuhro Vilas Boas, do Instituto Profícere, tem como objetivo o estabelecimento de um fio condutor entre os conhecimentos conceituais e práticos envolvidos em todo o projeto, com a meta de aumentar o conhecimento do aluno sem descuidar do paciente.

A ideia principal desta ação é estabelecer regras comuns à todos os integrantes do projeto, que visam vencer o desafio de unificação de todas as ações realizadas no nosso projeto, sejam elas de ensino (Ensino de Graduação de Próteses Sobre Implantes; Grupo de estudos para discussão da literatura pertinente e casos clínicos), pesquisa (Acompanhamento longitudinal de pacientes submetidos a instalação de implantes e confecção de próteses sobre implantes; Influência da terapia com laser de baixa potência em aspectos clínicos e subjetivos após a extração de dentes e colocação de implantes unitários imediatos: Estudo clínico randomizado; e Avaliação do sucesso, sobrevivência, perda óssea marginal e complicações de próteses sobre implantes dentários com diferentes tipos de conexão implante-prótese: Ensaio clínico randomizado), ou extensão (Atendimento Clínico de Pacientes envolvendo a reabilitação com próteses sobre implantes).

Instagram Stickers – Adesivos para Stories

Agora você pode inserir stickers personalizados do projeto quando for fazer postagens nas redes sociais.

Todos os gifs abaixo foram criados pelo Prof. Mateus e estão disponíveis para utilização nas plataformas giphy, instagram e facebook stories. Para utilizá-los basta fazer a busca dos gifs usando as seguintes palavras-chave:

Palavra-chave: implantoufpel; ufpel; pelotas; odonto.


 

 





 

Resultado – Processo seletivo para o projeto

O processo seletivo para o Projeto de Extensão em Próteses sobre Implantes teve um total de 33 alunos inscritos que foram distribuídos entre os seguintes semestres:


Considerando a logística e a curva de aprendizagem dos alunos, optou-se por um maior número de vagas para alunos que não estejam em seu último semestre letivo. Assim, a distribuição de alunos aprovados por semestre seguiu a seguinte distribuição:

 


Os alunos aprovados no processo seletivo estão listados abaixo. O Projeto de Extensão em Próteses sobre Implantes parabeniza todos os alunos aprovados e enfatiza aos alunos que não foram selecionados neste momento que não fiquem desencorajados em futuras seleções.

IMPORTANTE: Os alunos aprovados começarão no projeto após o período de recesso e  início das atividades do semestre 2019/1. Todos serão avisados do início das atividades e incluídos no grupo do projeto no momento oportuno.

Defesa de Dissertação

 

Na última sexta-feira (22/02/2019), o aluno Renan Bittencourt defendeu a dissertação de mestrado no PPGO-UFPel entitulada “Influência da terapia com laser de baixa potência em aspectos clínicos e radiográficos após a extração de dentes e colocação de implantes unitários imediatos: Ensaio clínico randomizado”.

O estudo que resultou na dissertação foi desenvolvido, em parte, com o projeto de extensão em próteses sobre implantes e buscou avaliar a influência do uso de laser de baixa potência na dor pós-operatória e na perda óssea marginal de implantes instalados imediatamente após a extração de dentes.

De acordo com os resultados preliminares deste ensaio clínico randomizado, não foram observadas diferenças significantes entre o uso ou não de laser de baixa potência nos desfechos avaliados.