Informações para Pacientes

O que é implante dentário?

O implante dentário é uma estrutura, que na maioria das vezes é de Titânio, em formato de parafuso.  Esse implante dentário tem a função de servir de ancoragem rígida dentro do osso para posterior confecção de prótese dentária que, por sua vez, terá a função de restabelecer estética e função perdidas.

Abaixo se podem ver imagens ilustrativas de um tipo de implante:

 

O que é osseointegração?

Para que os implantes possam servir de alicerce para a construção das próteses dentárias o implante precisa se unir ao osso que o circunda. Esse processo de união entre o osso e o implante é denominado Osseointegração, que consiste na formação de tecido ósseo justaposto ao implante. É importante frisar que, na maioria das vezes, a prótese (dente) só pode ser confeccionada após a correta osseointegração dos implantes, o que ocorre em um período entre 4 a 6 meses após a cirurgia de instalação.

A imagem abaixo apresenta a formação de osso (região rósea) ao redor de um implante de Titânio (região escura).

 

Para saber mais sobre esta imagem e o estudo que deu origem a ela, acesse o artigo clicando aqui

O tratamento com implantes dentários é seguro? Qual a chance de sucesso?

O tratamento com implantes dentários é um tratamento amplamente consolidade na literatura científica odontológica e a sua indicação é segura para praticamente todos os paciente. A contraindicação da realização de implantes dentários é geralmente relacionada à problemas de saúde geral do paciente que possam inviabilizar o mesmo de ser submetido à procedimentos cirúrgicos. A literatura relata as principais contraindicações como sendo pessoas que tenham feito quimio ou radioterapia nos últimos 5 anos ou que façam uso de medicação específica para osteoporose (bifosfonatos).

Para que o implante tenha sucesso, o mesmo precisa se osseointegrar, ou seja, tecido ósseo tem de ser formado ao redor do implante de modo à garantir a fixação do implante e, posteriormente, da prótese dentária. As taxas de sucesso dos diferentes tipos de implante varia em torno de 95%.

Quando estou apto à realizar tratamento com implantes dentários?

A realização de implantes dentários é dependente principalmente da disponibilidade de osso na região onde se deseja instalar o implante. Em casos onde os dentes foram perdidos há muito tempo ou onde alguma reabsorção exagerada aconteceu a instalação de implantes pode ser inviabilizada ou necessitar de outros procedimentos com o intuito de aumentar a quantidade óssea para posterior instalação dos mesmos.

De maneira geral, os implantes são indicados para quaisquer regiões onde se houve perda dentária ou, ainda, em regiões de dentes que precisam ser extraídos por motivos como doença periodontal, cárie, trinca ou fratura, entre outras.

Para se ter certeza do volume e quantidade óssea é necessário que se realize exames de imagem do tipo tomografia computadorizadas, para assim, se ter certeza de que o seu caso é apto à instalação de implantes dentários

Quais as possibilidades de tratamento com implantes dentários?

Os implantes dentários podem ser realizados em reabilitações que envolvam apenas a reabilitação de um dente perdido até a reabilitação de toda a arcada dentária. De uma maneira simples, podemos dividir as possibilidades de tratamento em:

  • Próteses UnitáriasQuando apenas um dente foi perdido ou precisa ser extraído.

  • Próteses ParciaisQuando mais de um dente adjacente foi perdido ou precisa ser extraído. Realiza-se a confecção de apenas uma prótese que ficará unida entre alguns implantes de modo a reabilitar todos os elementos faltantes.

  • Próteses Totais
    • Overdentures - Prótese total removível que fica retida na boca com auxílio de sistemas de retenção.
    • Protocolo - Prótese total fixa que fica parafusada na boca e não permite remoção da mesma pelo paciente.

Como faço para ser incluído na lista de espera para atendimentos?

No momento a inclusão de pacientes está sendo somente via indicação dentro da Faculdade de Odontologia.