Ensino

Você sabe o que é PBL?

O Problem-based learning (PBL), que em português é denominado "Aprendizagem Baseada em Problemas", foi implementado nas ciências da saúde no final da década de 1960. O PBL é um método no qual o foco do aprendizado está em pequenos grupos de estudantes que trabalham, sob tutoria, com diferentes cenários de problemas relacionados à saúde e que irão encontrar em suas carreiras profissionais. Os objetivos desses "problemas" são promover um contexto para aprendizado, ativando o conhecimento prévio, motivando os alunos e estimulando a discussão. Diferentemente do aprendizado tradicional, o PBL prioriza o aprendizado centrado no estudante, onde o estudo autodirecionado é enfatizado.


ATIVIDADES PBL - IMPLANTO UFPEL

Em virtude da pandemia, as nossas atividades de ensino, que eram presenciais, estão retornando agora de um modo diferente. Para esse retorno planejamos nosso conteúdo para ser todo realizado usando a metodologia PBL (ensino baseado em problemas). Todos os exercícios para a realização das atividades (e os gabaritos das mesmas) serão disponibilizados aqui nosso site e, assim, mesmo quem não é aluno inscrito no projeto terá a possibilidade de se envolver e aprender com a gente.

O Projeto Unificado de Próteses Sobre implante tem como objetivo voltado ao ensino suprir a ausência do conteúdo teórico e prático deste tema como disciplina no Plano Político Pedagógico atual da F.O. UFPel. Assim, à partir do segundo semestre letivo de 2019 o projeto realiza encontros todas as terças-feiras no período das 12:30-13:30 com o intuito de abordar todo o conteúdo teórico que envolve a implantodontia, sejam eles de caráter cirúrgico ou protético. Além disso, atividades periódicas são realizadas sob tutoria da Profa. Daniela Vilas Boas com o intuito de fortalecimento da visão do grupo como um todo, além do objetivo de desenvolver um fio condutor entre os conhecimentos conceituais e práticos envolvidos em todo o projeto, com a meta de aumentar o conhecimento do aluno sem descuidar do paciente. Saiba mais clicando aqui.

Canal no youtube – IMPLANTO UFPEL

Desde o mês de abril de 2020, o projeto conta com um canal do youtube onde serão disponibilizados vídeos (1) contextualizando teoria e prática de tópicos que envolvem a implantodontia e (2) discussão de artigos científicos recentemente publicados.

 

Fotos de algumas aulas realizadas nas atividades de ensino do projeto:

IMG-20190910-WA0014
IMG-20191112-WA0009
WhatsApp Image 2019-11-29 at 11.17.08 (1)
WhatsApp Image 2019-11-29 at 11.17.08
previous arrow
next arrow

Além disso, realizamos eventos tipo hands-on de maneira esporádica com o intuito de apresentar aos alunos a parte teórica e prática relacionada à implantodontia, bem como as novidades e lançamentos que aparecem no mercado.

Hands-on: Sistema Arcys. 22/11/2018