Ensino baseado em problemas

ATIVIDADES PBL – IMPLANTO UFPEL

Em virtude da pandemia, as nossas atividades de ensino, que eram presenciais, estão retornando agora de um modo diferente. Para esse retorno planejamos nosso conteúdo para ser todo realizado usando a metodologia PBL (ensino baseado em problemas). Todos os exercícios para a realização das atividades (e os gabaritos das mesmas) serão disponibilizados aqui nosso site e, assim, mesmo quem não é aluno inscrito no projeto terá a possibilidade de se envolver e aprender com a gente.

Porque as pessoas precisam de implantes???

Você sabe quais os principais motivos que fazem as pessoas precisar de implantes dentários? Neste vídeo falamos dos principais motivos de perda ou ausência dentária, suas implicações na saúde geral e as possibilidades de tratamento desta condição.

Canal do Youtube – Meet the experts…

Quer se manter atualizado com as últimas evidências científicas da implantodontia de maneira simples e direta? Nesse vídeo inauguramos a seção MEET THE EXPERTS como Prof. Dr. Luciano Praça falando sobre sua pesquisa recém publicada no periódico Clinical Oral Implantes Research (mais renomado do mundo) onde acompanhou pacientes por 2 anos em um estudou que avaliou a utilização do componente protético de maneira definitiva ou a colocação de cicatrizadores e posterior seleção de pilar protético. Se vocês gostou e quer ver mais vídeos como este ative as notificações no nosso canal do youtube para se manter atualizado com o que está sendo publicado nos melhores periódicos de Implantodontia.

Artigo completo: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/clr.13572

 

Resultado – Processo seletivo para o projeto 2020-1

O processo seletivo para o Projeto de Extensão em Próteses sobre Implantes teve um total de 55 alunos inscritos de diversos semestres.


Os critérios utilizados para a seleção foram:

  1. Respostas dos alunos no processo seletivo (IMPORTANTE: Todas as respostas foram corrigidas pelos próprios alunos que já fazem parte do projeto)
  2. Média final do histórico escolar
  3. Presença e assiduidade nas aulas do projeto de ensino, que ocorre nas terças das 12:30-13:30 (Eliminatório no caso da não participação)

Havia disponibilidade de 9 vagas, sendo que a distribuição dos alunos selecionadas de acordo com os semestres foi a seguinte:


 

Os alunos selecionados no processo seletivo estão listados abaixo. O Projeto de Extensão em Próteses sobre Implantes parabeniza todos os alunos selecionados e enfatiza aos alunos que não foram selecionados neste momento que não fiquem desencorajados em futuras seleções e que todos estão convidados para as aulas teóricas nas terças-feiras do semestre letivo, aulas estas que serviram e servirão como critério para seleção dos próximos integrantes do projeto.

 

 

Participação do Projeto na 5ª SIIEPE

Os alunos do projeto tiveram grande participação na 5ª SIIEPE que ocorreu na semana dos dias 21 a 25 de outubro de 2019. No total foram 11 trabalhos apresentados abordando ensino, pesquisa e extensão.

As apresentações dos alunos foram:

CEG - Congresso de Ensino de Graduação

Julia Guasso - O ENSINO DE PRÓTESE SOBRE IMPLANTES EM UM PROJETO UNIFICADO

Letícia Sartori - NÍVEL DE PENSAMENTO REFLEXIVO DOS ALUNOS DE ODONTOLOGIA

Fernanda Srynczyk - A CRIAÇÃO DE UM PRONTUÁRIO ODONTOLÓGICO ATRAVÉS DE DISCUSSÕES DIRIGIDAS EM GRUPO

 

CEC - Congresso de Extensão e Cultura

Luciéli Andréia Zajkowski - RESULTADOS DA ATUAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM IMPLANTODONTIA PARA A COMUNIDADE DO SUL DO RIO GRANDE DO SUL

Pedro Paula Almeida Dantas - PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE INDIVÍDUOS ATENDIDOS EM UM PROJETO DE IMPLANTODONTIA

 

CIC - Congresso de Iniciação Científica

Letícia Ucker Aranalde- NÍVEL DE CONHECIMENTO EM IMPLANTODONTIA: UM ESTUDO OBSERVACIONAL

Andreza Montelli do Rosário - NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE IMPLANTES DENTÁRIOS DE INDIVÍDUOS ATENDIDOS EM UMA CLÍNICA ESPECIALIZADA

Lucas Eduardo Trento Gularte - FATORES RELACIONADOS À PERDA ÓSSEA PERI-IMPLANTAR PRECOCE -  UM ESTUDO CLÍNICO PROSPECTIVO MULTICÊNTRICO

Giovanna Boff Padilha - IMPLANTES DENTÁRIOS E A PERCEPÇÃO POR PACIENTES ATENDIDOS EM UM SERVIÇO PÚBLICO ODONTOLÓGICO

Julia Sedrez de Souza - ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES SUBMETIDOS A INSTALAÇÃO DE IMPLANTES E CONFECÇÃO DE PRÓTESES

ENPOS - Encontro de Pós-graduação

Alejandro Elizalde - INFLUÊNCIA DA TERAPIA COM LASER DE BAIXA POTÊNCIA EM ASPECTOS CLÍNICOS E RADIOGRÁFICOS APÓS A EXTRAÇÃO DE DENTES E COLOCAÇÃO DE IMPLANTES UNITÁRIOS IMEDIATOS: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO

 

Resultado – Processo seletivo para o projeto 2019-2

O processo seletivo para o Projeto de Extensão em Próteses sobre Implantes teve um total de 80 alunos inscritos de diversos semestres. No entanto haviam apenas 9 vagas para a seleção.


Considerando a curva de aprendizagem dos alunos, optou-se por um maior número de vagas para alunos que não estejam em seu último semestre letivo. Assim, a distribuição de alunos aprovados por semestre seguiu a seguinte distribuição:

 


Os alunos selecionados no processo seletivo estão listados abaixo. O Projeto de Extensão em Próteses sobre Implantes parabeniza todos os alunos selecionados e enfatiza aos alunos que não foram selecionados neste momento que não fiquem desencorajados em futuras seleções.

 

IMPORTANTE 1: REAFIRMAMOS O CONVITE À TODOS OS ALUNOS PARA AS AULAS TEÓRICAS QUE IRÃO TRABALHAR O CONTEÚDO DE IMPLANTODONTIA AO LONGO DO SEMESTRE.

IMPORTANTE 2: Os alunos selecionados começarão no projeto após o período de recesso e  início das atividades do semestre 2019/2. Todos serão avisados do início das atividades e incluídos no grupo do projeto no momento oportuno.

Relatório de atividades – Semestre 2019-1

No semestre 2019-1 o projeto realizou as seguintes produções:

Cirurgia
33 Implantes em 23 pacientes

 

 

 

Próteses:
37 trabalhos protéticos em 30 pacientes

Sendo os trabalhos divididos em:
– 4 protocolos (feito por alunos de pós)
– 2 PPFs (feito por alunos de pós)
– 31 coroas unitárias (22 feitos por alunos de graduação e 9 por alunos de pós)

Ação de ensino visa estabelecer regras e unificar ensino, pesquisa e extensão

Começou ontem a primeira reunião relacionada à ação de ensino “O processo de aprendizagem do aluno imerso em um projeto de extensão em implantodontia”. Esta ação que é realizada com a colaboração da Profa. Dra. Daniela Fuhro Vilas Boas, do Instituto Profícere, tem como objetivo o estabelecimento de um fio condutor entre os conhecimentos conceituais e práticos envolvidos em todo o projeto, com a meta de aumentar o conhecimento do aluno sem descuidar do paciente.

A ideia principal desta ação é estabelecer regras comuns à todos os integrantes do projeto, que visam vencer o desafio de unificação de todas as ações realizadas no nosso projeto, sejam elas de ensino (Ensino de Graduação de Próteses Sobre Implantes; Grupo de estudos para discussão da literatura pertinente e casos clínicos), pesquisa (Acompanhamento longitudinal de pacientes submetidos a instalação de implantes e confecção de próteses sobre implantes; Influência da terapia com laser de baixa potência em aspectos clínicos e subjetivos após a extração de dentes e colocação de implantes unitários imediatos: Estudo clínico randomizado; e Avaliação do sucesso, sobrevivência, perda óssea marginal e complicações de próteses sobre implantes dentários com diferentes tipos de conexão implante-prótese: Ensaio clínico randomizado), ou extensão (Atendimento Clínico de Pacientes envolvendo a reabilitação com próteses sobre implantes).