Desbloqueio de senha – SIGAC
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas informa os contatos para solicitação de desbloqueio de senha no SIGAC/SIGEPE:
- atendimento.progep@ufpel.edu.br
- (53) 32843970
- Whats 999838965
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas informa os contatos para solicitação de desbloqueio de senha no SIGAC/SIGEPE:
A PROGEP informa a abertura de Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, regido pelo Edital CAP nº 25/2025.
O período de inscrições será de 08 a 23 de outubro de 2025, exclusivamente pela página do certame:
http://ces.ufpel.edu.br/conctecadmed0025_2025/
O edital contempla 26 áreas de conhecimento, com vagas para carga horária de 20h e 40h semanais.
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está com inscrições abertas, até o dia 14 de setembro de 2025, para o concurso público destinado ao cargo de Professor do Magistério Superior, com 19 vagas distribuídas entre 19 áreas de conhecimento.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do site https://ces.ufpel.edu.br/conctecadmed0020_2025/. A taxa de inscrição é de R$ 240,00.
A remuneração pode chegar a R$ 13.288,85, conforme a titulação e o regime de trabalho, além do pagamento de auxílio-alimentação.
O edital reserva 40% das vagas para candidatos autodeclarados negros (cotas étnico-raciais) e 5% para pessoas com deficiência, conforme a legislação vigente.
O processo seletivo será composto por provas escrita, didática, prática (em áreas específicas), defesa de memorial e plano de atividades, além do exame de títulos. As provas estão previstas para ocorrer entre os dias 3 e 19 de novembro de 2025, na cidade de Pelotas e/ou proximidades.
Esta é a última semana para se inscrever. Candidatos interessados devem atentar-se ao prazo e aos documentos exigidos no edital.

Unidades acadêmicas e administrativas da UFPel devem realizar, até o dia 25 de julho, o preenchimento do formulário do Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) da Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas (Progep). O LNC subsidiará o Plano de Desenvolvimento de Pessoas da Universidade para o ano de 2026.
A pró-reitoria necessita, entretanto, que sejam indicadas até segunda-feira (30), por meio de despacho anexado no processo do Sistema Eletrônico de Informações, as pessoas representantes das equipes e das chefias que validarão o levantamento relativo a cada unidade. Orienta-se que sejam indicadas, no caso das unidades acadêmicas, o chefe do Núcleo Administrativo e o Diretor e, no caso das unidades administrativas, os coordenadores e pró-reitores, superintendentes ou equivalentes.
Para auxiliar no processo de preenchimento, a Progep disponibilizou neste link tutoriais voltados para responsáveis pelo cadastro e para as chefias. Também promoverá uma reunião de orientação e tira-dúvidas no dia 7 de julho, às 10h. O link da sala virtual será enviado também para o e-mail informado.
A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal da Progep se coloca à disposição para solucionar dúvidas por meio do Sistema de Atendimento, na opção Gestão de Pessoas/Desenvolvimento de Pessoal, ou pelos telefones 3284-3979 (WhatsApp) e 3284-3980.
Mudanças na metodologia
Considerando o caráter institucional do plano, haverá alterações na metodologia de elaboração do LNC 2026: nos últimos anos, estavam sendo cadastradas pelas unidades em torno de mil necessidades; mas dessas, uma parcela mínima vinha sendo executada, resultando na necessidade de justificativa pela instituição no momento do informe de execução do PDP, ao final do ano civil.
Dessa maneira, as necessidades levantadas deverão ser informadas em formulário próprio pelas unidades e aprovadas por seus gestores máximos; entretanto, serão filtradas e cadastradas de maneira geral pela Progep.