Início do conteúdo
PROCEL >

Seminário discute eficiência energética no abastecimento de água

Fonte: Procel Info – 29.08.2016

Via PROCEL

Distrito Federal – A Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, SNSA/MCIDADES, em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, promoverá em novembro o Seminário Nacional de Eficiência Energética no Abastecimento de Água.

A atividade, que será realizada no dia 22 de novembro, tem como objetivo discutir o tema da eficiência energética na prestação dos serviços no Brasil, assim como apresentar um panorama com experiências bem sucedidas nas áreas técnica, institucional e financeira para superar o desafio de demandas crescentes de água e energia.

As despesas com energia elétrica dos prestadores de serviços de água e esgoto atingiram R$ 3,5 bilhões em 2014, tendo sido consumidos 12,74 TWh, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Esta quantidade equivale ao consumo doméstico de cerca 22 milhões de habitantes no Brasil durante um ano. Parte desse consumo é desperdiçado por meio das perdas de água que, após toda energia empregada para seu tratamento e bombeamento, nunca chega ao usuário final.

Neste âmbito, o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) estabelece a meta de redução do índice nacional de perdas de água para 31% até 2033, o que pode gerar uma economia de energia próxima a 1 TWh por ano. No ano de 2014, as perdas registradas foram de 37% (SNIS 2015).

Na análise dos dados históricos, percebe-se que a tendência de consumo energético é crescente, com fortes impactos na saúde financeira dos prestadores de serviço e consequentes reflexos no custo dos serviços ofertados à população. O controle de perdas de água, assim como o uso racional de energia, é estratégico para a sustentabilidade econômica dos prestadores de serviço, permitindo um melhor aproveitamento da infraestrutura existente e postergando a aplicação de recursos na ampliação de sistemas de captação e tratamento.

No Projeto de Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água – ProEESA cooperam os governos alemão e brasileiro para a melhoria das condições para implantação de medidas de eficiência energética em sistemas de abastecimento de água.

Com vagas limitadas, o seminário tem público alvo técnicos e gestores dos prestadores de serviço e entidades reguladoras de saneamento. Os interessados podem se inscrever por meio do Portal Capacidades (www.capacidades.gov.br) até o dia 15 de novembro.       

Serviço

Seminário Nacional de Eficiência Energética no Abastecimento de Água

Local: Auditório do Ministério das Cidades – Setor de Autarquias Sul – Quadra 01, Lote 01/06, bloco “H”, Térreo, Ed. Telemundi II – Brasília/DF – CEP – 70070-010

Data: 22/11/2016

Horário: das 08:30 às 17h30

Inscrições: clique aqui

Notícia retirada de: http://www.procelinfo.com.br/main.asp?View=%

Publicado em 01/09/2016, na categoria PROCEL.