Início do conteúdo

Saiba como economizar energia em tempos de home office

Fonte: Procel Info – 19.03.2020

Trabalhar de casa é uma das saídas para diminuir o contágio do novo Coronavírus. Especialistas dão dicas de economia de energia e cuidados com saúde nesse momento de crise.

Tiago Reis e Débora Anibolete, para o Procel Info

Em tempos de epidemia do novo Coronavírus, empresas e órgãos públicos passaram a incentivar que os funcionários trabalhem remotamente por tempo indeterminado. Declarado pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no último dia 11 de março, o coronavírus está impondo um novo ritmo e uma nova postura nas relações de trabalho. Seja para quem continua indo para o trabalho externo, seja para quem está fazendo home office, é necessário se adaptar a novos hábitos para manter a produtividade no trabalho e conter o avanço da doença.

Com a necessidade de reduzir a circulação de pessoas pelas cidades, muitas pessoas passaram a trabalhar de casa, acompanhados de crianças, que foram dispensadas das atividades escolares, e idosos, grupo classificado como de risco para contrair a doença. Diante desse cenário, a rotina das residências mudou completamente.

Um dos principais impactos dessa mudança de hábitos tem a ver com a utilização da energia. Com uma maior utilização de equipamentos elétricos e iluminação artificial, a tendência é de elevação do valor da conta de luz.

Nesse período de quarentena, os aparelhos de TV, computadores, tablets, smartphones, condicionadores de ar, ventiladores e refrigeradores devem ser os mais utilizados por quem vai permanecer trabalhando de casa. Para o especialista em eficiência energética do Programa Nacional de Conservação de Energia (Procel), Victor Zidan da Fonseca, os aparelhos de ar-condicionado e os refrigeradores devem representar o maior impacto no valor das faturas de energia elétrica entre os trabalhadores que estarão em home office. Para Zidan, a chegada do outono, que começa na madrugada desta sexta-feira (20), associado ao uso consciente desses aparelhos podem ser grandes aliados da economia de energia. “Com a chegada da estação do outono, algumas dicas de economia de energia podem ser interessantes. O uso do condicionador de ar pode ser substituído pelo o uso do ventilador, pois as temperaturas da nova estação serão mais amenas em relação à estação passada. É o momento de realizar a limpeza do filtro do condicionador de ar. Nos casos de não utilizar o aparelho por um longo tempo, é interessante desconectá-lo da tomada para que não haja o consumo de energia do modo stand-by desnecessariamente. Com a nova estação chegando, vale a pena avaliar também se o ajuste de temperatura do refrigerador pode ser alterado, pois os dias serão mais amenos ”, explica.

Já sobre os aparelhos eletroeletrônicos, como as TVs, a dica geral é evitar deixar o equipamento ligado na função stand by, já que mesmo sem funcionar, o aparelho continua consumindo energia. Quem possui uma smart TV também pode acionar o modo economia de energia. Nessa função, de acordo com a marca do aparelho, a redução do consumo de energia pode ser de até 30%. No caso de computadores, notebooks, tablets e celulares, a função economia de energia também é uma boa medida. Para os computadores, outra recomendação é desligar o monitor quando for deixá-lo inativo por mais de 10 minutos. Tirar o equipamento da tomada quando não for utilizar também pode representar ganhos em eficiência energética. Valorizar a iluminação natural e as lâmpadas de LED também pode contribuir para o menor consumo de energia na residência.

Saúde em primeiro lugar

Além da economia de energia, esse momento também exige cuidados adicionais com a saúde. O médico Gustavo Matos, especialista em clínica médica e atenção básica, orienta que quem for rabalhar em casa deve priorizar a ventilação do ambiente para evitar que os moradores contraiam outras infecções respiratórias típicas do período de outono e inverno. “Uma dica que ajuda a economizar energia e manter a boa saúde é manter os ambientes bem arejados. A ventilação natural traz, além do conforto térmico, uma circulação permanente de ar, o que, numa casa com várias pessoas, evita que moradores com histórico de problemas respiratórios, como asma, bronquite e outras alergias respiratórias, passem por crises nesse momento em que todo o sistema de saúde estará focado para o tratamento dos infectados com o novo Coronavírus”, explica.

Outra dica do médico é em relação aos aparelhos de trabalho que são compartilhados, como telefones e computadores. Ele recomenda a higienização permanente desses equipamentos, principalmente dos telefones, já que eles ficam em contato com as mãos e próximos da boca.

Já se um paciente for suspeito ou diagnosticado com Coronavírus, ele orienta que os moradores devem seguir as recomendações do Ministério da Saúde. “É um momento novo, em que é necessária uma conscientização permanente. A limpeza das mãos e dos ambientes deve ser uma prioridade. Mantendo todos os cuidados recomendados pelas autoridades de saúde, você vai conseguir se proteger e cuidar bem de toda a sua família, principalmente dos mais idosos. Nesse momento, os cuidados com a saúde devem sempre vir em primeiro lugar”, conclui Gustavo Matos.

_________________________________________________________________________

Esta notícia não é de autoria do Proben, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.

Publicado em 03/04/2020, na categoria Notícias.