Início do conteúdo
PROCEL >

RGE substitui 2,2 mil lâmpadas em hospital no Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul – A RGE, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) acaba de iniciar a substituição de 2.277 lâmpadas comuns por versões de LED no Hospital Bruno Born, em Lajeado. A ação também inclui a substituição de um motor antigo por modelo mais eficiente e instalação de painéis solares fotovoltaicos para geração de energia. Esse trabalho foi selecionado através da Chamada Pública de Projetos de 2018.

Com investimento de R$ 289 mil, o objetivo das novas instalações é atingir uma economia de 132,76 MWh/ano e uma redução de demanda na faixa de 26,05 kW para o sistema de iluminação do hospital.

De acordo com o gerente de Eficiência Energética da RGE, Felipe Zaia, as lâmpadas de LED são até 80% mais econômicas do que as antigas, duram cerca de três vezes mais. “As lâmpadas com tecnologia LED têm uma vida longa de pelo menos 20 mil horas e exigem menos manutenção. Neste caso de Lajeado, estamos falando de locais com alta circulação de pacientes e funcionários. Sem dúvida é um acréscimo significativo na qualidade da iluminação destes locais e, claro, uma diminuição nos gastos com energia”, destaca Zaia.

O custo da doação e instalação das lâmpadas e equipamentos é por conta do Programa de Eficiência Energética da RGE. A concessionária também é responsável por o todo o recolhimento das lâmpadas antigas e encaminhando para o descarte adequado.

*Com informações da RGE

_________________________________________________________________________

Esta notícia não é de autoria do Proben, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.

Publicado em 21/03/2019, na categoria PROCEL.