Nova versão da Plataforma DEO será lançada em evento online no dia 31

A Eletrobras, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), promove na próxima quarta-feira (31/03), a partir das 14h, um webinar para a apresentação dos resultados dos Benchmarks de Consumo de Energia para Edificações em Uso e o lançamento da nova Plataforma DEO. Os dois produtos são parte do convênio firmado entre a Eletrobras/Procel e o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS). A parceria, iniciada em 2018 dentro do 1º Plano de Aplicação de Recursos dos Procel (PAR-Procel/2017), configura o primeiro grande passo para o desenvolvimento de uma avaliação da conformidade para a eficiência energética de edificações em operação no Brasil.

Pelo convênio, foram desenvolvidos benchmarks e indicadores de desempenho energético em uso, de edificações comerciais e públicas, em 15 tipologias distintas (agência bancária; hotel grande, resort; hotel médio; hotel pequeno, pousada; shopping center; supermercado; comércio de varejo, comércio grande; comércio pequeno; restaurante e preparação de alimentos; escola – ensino infantil; escola – ensino fundamental e médio; universidade ou instituição de ensino técnico; hospital; posto de saúde, assistência social; datacenter, CPD), visando ao desenvolvimento de uma base de dados de consumo energético e à implementação de um programa nacional de gestão energética para edificações em uso, tal qual existe atualmente para novas construções.

Após a apresentação dos resultados dos benchmarks, será feito o lançamento da Plataforma DEO (Desempenho Energético Operacional), ferramenta que poderá ser utilizada por toda a sociedade gratuitamente.

O evento contará com participações do Ministério de Minas e Energia, Eletrobras e CBCS. As inscrições poderão ser feitas pelo site do CBCS ou pelo e-mail secretaria@cbcs.org.br.

Serviço

LANÇAMENTO – BENCHMARKS DE CONSUMO DE ENERGIA PARA EDIFICAÇÕES EM USO E NOVA PLATAFORMA DEO

Data: 31/03/2021

Horário: das 14h00 às 16h00

Onde: Transmissão online

Informações e inscrições: secretaria@cbcs.org.br

Programação

* Abertura e apresentação do convênio: Renata Falcão e Elisete Cunha (Eletrobras)

Benchmarks de consumo de energia para edificações em uso: Roberto Lamberts (coordenador CT Energia CBCS)

– Projeto DEO e objetivos do benchmarking

– Método adotado e exemplo do desenvolvimento das equações de benchmark

– As 15 equações de benchmark desenvolvidas

– Visão de futuro e aplicabilidade

– A nova plataforma DEO

Perguntas: Moderadora Clarice Degani (coordenadora executiva CBCS)

Encerramento: Marcel Siqueira (Eletrobras) e Carlos Alexandre Príncipe Pires (MME)

_________________________________________________________________________

Esta notícia não é de autoria do Proben, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui

Publicado em 30/03/2021, na categoria Notícias.