Início do conteúdo
PROCEL >

Isolamento térmico é ótima alternativa sustentável

Fonte: Terra – 06.07.2016

 

Via PROCEL

Isolamento Térmico

Brasil – Desde 1973, quando países exportadores de petróleo subiram absurdamente os preços dos produtos, foi debatido sobre a necessidade de construções de menor impacto ambiental. Foi denominada de 1º Crise do Petróleo, já que forçou o ocidente a encontrar novas alternativas para o seu abastecimento. E pela primeira vez, foi dada a larga pela busca por uma maior eficiência energética em todos os setores da economia, como as construções civis, que demandavam grandes quantidades de energia para iluminação, funcionamento e sistemas de calefação e refrigeração.

A chamada Crise do Petróleo, fez com que o Ocidente desenvolvesse novas ferramentas de gestão nos processos, como a Análise do Ciclo de Vida, ponto fundamental para os novos padrões da construção civil e arquitetura se tornassem sustentáveis. No Rio 92, foi incorporado o conceito de ecologia, nascendo a Construção Sustentável.

Segundo o Edson, empresário da Engecoating e especialista em isolamento térmico , comenta que “estes isolantes podem ajudar as edificações serem mais sustentáveis e diminuir em até 70% o consumo de energia”. Os sistemas de isolamento além de diminuir o consumo de energia, também ajuda a dispersar menos poluentes na atmosfera.

Este tipo de aplicação na construção civil ajuda a manter o ambiente mais confortável, mantendo uma temperatura interna, isso ajuda a economizar energia com aquecimento e resfriamento. Eles criam uma barreira que reduz a quantidade de energia, a temperatura que o imóvel pode perder durante as estações mais frias ou a quantidade da entrada de ar quente durante o verão. Geralmente, a perda ou ganho deste tipo de energia acontece através do teto, paredes, portas e janelas; por radiação ou transferência de temperaturas entre os ambientes internos ou o meio externo.

Já nas Industrias, o isolamento térmico pode ajudar no bom funcionamento dos equipamentos e máquinas, garantindo a performance e viabilizando os processos produtivos das empresas, além de gerar segurança e qualidade para os colaboradores.

Notícia retirada de: http://www.procelinfo.com.br/main.asp?View

Publicado em 13/07/2016, na categoria PROCEL.