Início do conteúdo
PROCEL >

Fórum estadual debate energia solar e eficiência energética

Fonte: Procel Info – 15.04.2019

Rio Grande do Sul – Os custos com energia elétrica têm um peso considerável na rubrica de despesas de uma empresa. Para fazer frente a estes gastos, muitos empreendedores estão optando pelo uso de energias alternativas. Uma das mais utilizadas é a energia solar. Porém, ainda há muitas dúvidas sobre esse novo mercado e, principalmente, a sua regulação. Para esclarecer questões sobre o tema, será realizado o 1º Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética, de 22 a 24 de maio, em Bento Gonçalves. O evento é promovido pelo Sebrae RS, APLMMeA – Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha, Instituto Snai de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia e Universidade de Caxias do Sul.

O fórum é destinado a empresários, profissionais da área, investidores e quem estiver interessado em conhecer mais sobre o assunto. O objetivo é ampliar o conhecimento do público sobre investimentos em energia solar e eficiência energética. Para tanto, contempla uma programação que visa conectar empresários do setor e estimular novos negócios com segurança, credibilidade e melhor gestão de tecnologias em energia. São palestras sobre a situação atual do mercado de energia solar, projeções, como melhorar a gestão do setor de energia e também informações sobre legislação e apresentação de cases de geração distribuída.

O gestor de projetos do Sebrae RS, Aldoir Morais, afirma que a regulação deste mercado é um dos temas que mais desperta interesse. “A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) estuda alterar as regras e isto preocupa os profissionais de energia, pois caso tenha mudanças, vai impactar diretamente no prazo retorno dos projetos fotovoltaicos, prejudicando assim as empresas de energia e clientes investidores”, observa. Uma das principais mudanças em debate pelo governo é a remuneração pelo uso do fio da rede de distribuição de energia elétrica. Nos dias 22 e 23 acontecerão as palestras e, no dia 24, haverá workshops sobre comissionamento em energia solar fotovoltaica e outro voltado aos estudantes de Bento Gonçalves para apresentar boas práticas para a economia de energia elétrica e inserir a ideia de fontes renováveis de energia de uma maneira lúdica e prática.

Durante o fórum será lançado um abaixo-assinado para ser apresentado ao governo estadual e ao Ministério de Minas e Energia solicitando que não ocorram alterações no marco regulatório. O evento será realizado na Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Planalto, Bento Gonçalves). As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.forumenergiasolar.com.br/inscricao.

*Com informações do Sebrae-RS

 

_________________________________________________________________________

Esta notícia não é de autoria do Proben, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.

Publicado em 15/04/2019, na categoria PROCEL.