É preciso investir em projeto, operação e manutenção eficientes

A arquitetura tem importância crucial, principalmente em relação às soluções de envoltória integradas com soluções passivas

Por João Pimenta*

São Paulo – Em uma edificação energeticamente eficiente, o consumo de energia para manter as atividades às quais a edificação se destina é o menor possível, graças não apenas ao uso de processos com eficiência elevada, mas, também, devido à minimização da energia útil requerida nesses processos. Então, antes mesmo de investir em sistemas, equipamentos e componentes de alta eficiência energética, é necessário investir em projeto, operação e manutenção eficientes.

Em relação ao projeto, a arquitetura tem importância crucial, principalmente em relação às soluções de envoltória integradas com soluções passivas. Na operação das instalações prediais, estratégias e técnicas de controle eficazes devem ser implementadas para manter a operação ótima dos diferentes processos.

Quanto à manutenção, devem ser adotadas estratégias preditivas que maximizem a disponibilidade em consonância com a eficiência energética.

Do ponto de vista dos sistemas de AVAC-R essas medidas contribuem para manter uma eficiência térmica adequada, mas não dispensam a realização de projetos de engenharia que incorporem soluções eficazes. Em relação a isso, além de componentes e equipamentos de alto desempenho é importante investir em soluções ativas de baixa intensidade energética.

Em relação às soluções mais eficientes, as alternativas são diversas. Um estudo realizado pelo DOE (Departamento de Energia estadunidense) em 2002 elencou um conjunto de 15 tecnologias de maior relevância em termos de seu potencial de economia de energia, entre estas destacam-se:

– Sistema dedicados de ar exterior (DOAS),

– Superfícies radiantes e vigas frias, e

– Equipamentos de recuperação energética.

Esta notícia não é de autoria do Proben, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.

Publicado em 03/06/2022, nas categorias Notícias, PROCEL.