Crise energética e edição de decreto reforçam importância do PROGRAMA DE BOM USO ENERGÉTICO (PROBEN) na UFPel

Fonte: LABCEE – 28.10.2021

A edição do Decreto 10.779 da Presidência da República neste último dia 25 de agosto, que estabelece medidas para redução do consumo de energia elétrica no âmbito da administração pública federal, reforça a importância das ações desenvolvidas na Universidade Federal de Pelotas desde o ano de 2006, quando o PROBEN (Programa de Bom Uso Energético) foi lançado.

Sob a coordenação do Laboratório de Conforto e Eficiência Energética da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo o PROBEN é um programa institucional que visa implementar o bom uso de energia elétrica na instituição de forma permanente, o que atende o artigo 2º do decreto lançado agora.

Desde o ano de 2012 o PROBEN tem seu planejamento e ações fiscalizados por uma comissão formada por servidores de diversos setores da instituição, designados através de portaria do Gabinete do Reitor. Esta comissão, a CURE (Comissão de Uso Racional de Energia) auxilia no planejamento das ações do programa para os períodos seguintes e fiscaliza as ações realizadas, desenvolvendo ações semelhantes às indicadas para as Comissões Internas de Conservação de Energia (CICEs), definidas agora como obrigatórias pelo artigo 3º Decreto 10.779, para atuação entre setembro de 2021 e abril de 2022.

Além disso várias das recomendações que constam no decreto recentemente editado quanto a utilização correta dos sistemas de iluminação e condicionamento de ar, equipamentos de informática entre outras já são disseminadas através de campanhas educativas do programa – PROBEN EDUCAÇÃO – inclusive premiando unidades que, comprovadamente, economizam energia elétrica.

Durante este ano de 2021, entre janeiro e setembro, o custo evitado com a implementação das ações do programa, foi de R$ 948.548,94, o que mostra a sua importância na instituição, pois os recursos economizados nesta área podem ser aplicados em outras necessidades da UFPel.

Resumo dos resultado obtidos entre janeiro e setembro de 2021

O Proben, nestes seus quinze anos de atividades possibilitou à UFPel a economia de R$ quase 9,5 milhões de reais.

Resumo dos Resultados Obtidos entre 2006 e 2021

Para atingir este objetivo o PROBEN, primeiramente, trabalhou na organização das informações disponíveis e caracterização do perfil de consumo de energia elétrica da UFPel. O programa dispõe dos dados de consumo e demanda de energia elétrica dos diversos pontos da instituição desde o ano de 2004. Isto possibilita, além de um controle dos gastos, propor ações técnicas mais consistentes, com base no histórico de consumo e demanda de energia elétrica.

A partir destes dados, que são realimentados mensalmente através das faturas da concessionária de energia, a equipe do PROBEN procede uma análise que indica a necessidade de revisão dos contratos de energia (demanda e estrutura tarifária) de todas as unidades da UFPel atendidas em média tensão, de forma a buscar aquela que seja a menos onerosa para a instituição.

Durante o ano de 2020, com a redução do consumo de energia, e após a definição da impossibilidade de retorno às atividades presenciais dentro do ano, a UFPel solicitou à concessionária a revisão dos contratos de demanda de energia, reduzindo-os de forma significativa. Com isso a UFPel passou a economizar cerca de R$ 25 mil reais mensais, 10% do valor mensal pago à CEEE.

Além das ações administrativas de contratação de demanda o PROBEN atua também com medidas técnicas, como correção de fator de potência e elaboração de projetos para captação de recursos, e de educação da comunidade universitária quanto a utilização correta da energia elétrica, buscando eficiência e o conforto dos usuários.

O PROBEN possui um site próprio, onde além do regulamento do programa e seus objetivos, são passadas dicas de redução do consumo de energia, que podem ser replicadas inclusive fora do âmbito da universidade. As relações dos pontos de consumo da universidade, com os consumos e gastos mensais, também são disponibilizados no site, para que as próprias unidades possam verificar o que estão consumindo. O link para a página é http://wp.ufpel.edu.br/proben.

É muito importante salientar que o PROBEN dispõe de recursos mensais que são disponibilizados pela administração superior, a partir do retorno de parte dos recursos economizados com as ações já citadas, o que garante a manutenção e o desenvolvimento do programa de forma permanente na instituição.

________________________________________________________________________

Esta notícia não é de autoria do Proben, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.

Publicado em 28/10/2021, na categoria Notícias.