Início do conteúdo

Calor e eletricidade: como economizar nos meses mais quentes do ano

Apesar da não influência do horário de verão nesse ano, a conta de energia não mente. Nesse período, os valores pagos são mais altos e, muitas vezes, essa alteração dói no bolso. Mas afinal, o que explica essa alta nos valores?

É simples! Com as temperaturas mais quentes, a utilização de equipamentos como ar-condicionado, ventilador, refrigeradores e geladeiras contribuem e muito para um aumento de consumo de energia. Por isso, é importante ficar atento ao uso correto de cada aparelho.

De acordo com especialistas, alguns equipamentos, além de usados com maior frequência, também sofrem interferência direta do calor durante o funcionamento. “Os equipamentos que trabalham com refrigeração sofrem mais com esse calor. Como no verão a temperatura ambiente é maior, eles gastam mais energia para fazer o trabalho deles”, explicou o professor de engenharia elétrica Pablo Muniz.

Além de ser uma época mais quente, as férias escolares – período em que as pessoas passam mais tempo em casa – também podem refletir diretamente na conta. “ Os meses de verão são meses de férias, as pessoas ficam mais em casa e deixam equipamentos ligados, o que consome mais energia”, explicou o professor de engenharia elétrica Pablo Muniz.

Ainda segundo o professor, para evitar as surpresas no fim do mês, uma dica é observar os selos dos equipamentos. Ali é possível saber mais sobre o consumo e eficiência dos aparelhos. “É preciso buscar sempre aparelhos que sejam mais eficientes. Nas etiquetas temos mais informações de consumo de energia. Os avaliados como A são mais eficiente que o B, que são mais eficientes que os avaliados como C. Também é preciso observar o consumo do KwH, quanto menor o número, melhor”, explicou.

Outras dicas para economizar energia são:

  • Evite o uso de benjamim ou T.
  • Equipamentos eletrônicos em stand by também gastam energia.
  • Verifique sempre se a borracha de vedação do aparelho está em boas condições.
  • Utilize o ar-condicionado na temperatura 23º e programe-o para desligar de madrugada.
  • Evite banhos demorados.
  • Mantenha a chave na posição verão, pois na posição inverno o consumo é 30% maior.

Mais dicas e outras informações no nosso instagram @proben.ufpel

_________________________________________________________________________

Esta notícia não é de autoria do Proben, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.

Publicado em 22/01/2020, na categoria Notícias.