PROCEL >

5ª Edição – Gestão de energia com foco em redução de custos aplicada a empresas

Fonte: Procel Info – 12.08.2016

Via PROCEL

São Paulo – Com o atual reajuste das tarifas elétricas e um período anterior de crise hídrica, o tema energia nunca esteve tão em pauta. Nesse contexto, a Gestão da Energia é uma ferramenta fundamental dentro das empresas, permitindo  redução de custos operacionais, bem como diminuição dos impactos das atividades de produção.

Pensando nisso, o curso de Gestão de Energia com Foco em Redução de Custos tem como objetivo principal apresentar as principais características e etapas necessárias para o desenvolvimento de um planejamento energético institucional, bem como as oportunidades de mercado disponíveis atualmente para as empresas e organizações pioneiras nesse processo.

Público-alvo: Gestores de contratos, engenheiros (civil, mecânico, elétrico, ambiental, de produção), administradores, arquitetos, profissionais das áreas de manutenção, profissionais das áreas de compras, companhias de distribuição de energia.

Conteúdo Programático:

1. Introdução

Sistemas de gestão;

Objetivos de um sistema de gestão de energia;

Características básicas de um sistema de gestão de energia.

2. Gestão de energia

Diagnóstico energético;

Identificação das fontes de energia principais;

Análise dos contratos e tarifas;

Verificação dos principais processos consumidores;

Medição da carga de consumo em função do tempo;

Elaboração do Plano de trabalho;

Hábitos de consumo;

Melhoria de configurações de processos e equipamentos;

Manutenção de equipamentos e infraestrutura;

Substituição de equipamentos;

Avaliação de fontes alternativas;

Cogeração de energia;

Desenvolvimento de Cenários;

“Cenário Base”;

Projeções e estimativas;

Análise da viabilidade;

Técnicas;

Ambientais e financeira;

Implantação;

Monitoramento;

Indicadores;

Métrica e KPI;

Ações corretivas.

3. Conclusões

4. Análise de Caso

Diagnóstico energético e oportunidades de eficiência em uma edificação comercial de escritórios (avaliação dos principais usos finais);

Diagnóstico energético e oportunidades de eficiência em uma indústria (avaliação dos principais processos).

5. Oportunidades de Mercado

Redução de custos;

Segurança energética;

Certificação ISO 50.001;

Carga Horária: 8 horas.

Instrutor:

Pesquisador doutorando do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo e consultor da empresa na área de gestão de energia. Possui formação em gestão ambiental, tendo atuado nas áreas de energia e de sustentabilidade. Como consultor da área energética trabalha com gestão de energia, eficiência energética em edificações, cogeração e geração distribuída. Na área de sustentabilidade trabalha com cálculo de indicadores ambientais e emissões de gases de efeito estufa.

Serviço:

Data: 13 de setembro de 2016

Horário: 8h30 às 17h30

Local: Rua Flórida, 1568 – Cidade Monções – Próximo a Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini

Mais Informações sobre este curso pelo e-mail  atendimento@bcntreinamentos.com.br ou pelo telefone (11) 3486-7689.

Publicado em 17/08/2016, na categoria PROCEL.