Início do conteúdo
Dissertações

Dissertações defendidas em 2022

A (Re)produção do Espaço Urbano: o impacto dos empreendimentos imobiliários na Região Administrativa São Gonçalo, Pelotas, RS
Adriel Costa da Silva

Quando os tambores tocam geografia e religião: estudo de caso da invisibilização da Umbanda em Pelotas, RS
Marceli Teixeira dos Santos

Políticas nacionais de formação continuada de docentes e repercussões no estado do RS e município de Pelotas (2009-2018)
Josiane Silveira Silveira

Entre os conhecimentos geográficos e a aprendizagem autorregulada: o curso desafio pré-universitário como comunidade de formação e profissionalização docente
Maiara Moreira Berdet

Territórios da docência: distorção entre áreas de atuação e de formação acadêmica no ensino fundamental II na rede municipal de Canguçu-RS
Camila Tatiane Silveira Alves

Mais ao Sul: os coletivos criminais e os territórios-rede do tráfico de drogas ilícitas na fronteira do Brasil-Uruguai
Antônio Lourence Kila de Queiróz

Desenvolvimento territorial e a ressignificação da produção microcervejeira: uma análise da região imediata Novo Hamburgo-São Leopoldo, RS
William Martins Lourenço

Memórias escolares e experiências docentes: contribuições para a formação inicial de professores de geografia
Karen Duarte Ruzicki

Reestruturação bancária na nova economia: estudo de caso em cidades pequenas da metade sul do RS – Brasil
Amós Juvêncio Pereira de Moura

Propostas didático-pedagógicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA): uma análise a partir do curso de extensão realizado para professores da rede municipal de ensino de Pelotas
Glauciane Sant’Ana

Educação ambiental na formação inicial de professores de geografia nas universidades federais da metade sul do Rio Grande do Sul
Higor Peglow de Carvalho

 

Dissertações defendidas em 2021

A escassez hídrica em Arroio do Padre – RS : da compreensão da problemática ás estratégias de enfrentamento
Kauana Silveira Cardoso

Dimensão espaço-temporal do crime patrimonial de roubo a pedestre no contexto da criminalidade em Pelotas/RS de 2016 a 2019
Cintia Helenice Löper Aires

Diagnóstico ambiental da bacia hidrográfica do Arroio Moreira (RS), a partir da análise da dinâmica de cobertura e uso da terra em consonância com o novo código florestal
Rodrigo de Oliveira Siqueira

“Cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim” : uma análise interseccional da violência doméstica contra a mulher em Pelotas/RS
Andressa Amaral dos Santos

Lugar, identidade e memória: narrativas acerca do ontem (década de 1990) e do hoje (2021) dos processos emancipacionistas de Arroio do Padre/RS e Triunfo do Sul – Pelotas/RS
Nathália Bonow

Análise da geomorfodiversidade do município de Caçapava do Sul – RS: elementos para a geoconservação
Kelvin Dutra Xavier

As memórias climáticas e suas geografias : contribuições para a aprendizagem em curso de formação de professores
Valdirene Drehmer

 

Dissertações defendidas em 2020

Identidade docente : processo de construção no espaço social de uma escola pública
Lucas Serpa da Silva

Cartografia Escolar : os mapas mentais na construção do pensamento espacial com alunos do 6° ano do ensino fundamental
Rossele Hackbart Farias

Subsídios para a definição de zoneamento climático para o turismo de sol e praia no litoral Rio Grande do Sul
Ricardo Brandolt de Jesus

O investimento acadêmico no curso de licenciatura em geografia: autorregulação e estratégias de aprendizagem no contexto socioespacial da Universidade Federal de Pelotas
Fernanda do Amaral Burkert

“Avante com todo esquadrão”: geografia do futebol, identidades territoriais e manifestações socioespaciais: estudo de caso sobre o Grêmio Esportivo Brasil, Pelotas-RS
Éverson Gabriel Mesquita da Martha

Apropriação espacial e formação universitária: uma análise das práticas espaciais dos estudantes do curso de geografia da UFPel
Raul Rubira Rodrigues

Sistemas agrários familiares de base agroecológica – 1º Distrito de Canguçu/RS: uma análise multidimensional para o desenvolvimento rural
Ana Carolina Bilhalva Drehmer

 

Dissertações defendidas em 2019

Análise das alterações de cobertura e uso da terra e conflitos ambientais na bacia hidrográfica do Arroio Moreira: subsídios para a definição da zona de amortecimento da REBIO Mato Grande (RS)
Viviane Spiering

Literatura de ficção e Educação Geográfica: tradição inventada, modelação social e discurso na obra O Continente, de Erico Verissimo
Luciano Martins da Rosa

Aplicação e comparação de metodologias de Fragilidade Ambiental para o município de Pelotas/RS
Solange Otte Nörnberg

Práticas sócio-espaciais: protagonismo juvenil e participação democrática no Movimento de Ocupação das escolas estaduais de Rio Grande/RS
Diego Noda dos Santos

Um olhar “poliocular” sobre a agricultura familiar camponesa: a multifuncionalidade da agricultura no Assentamento Renascer – Canguçu/RS
Henrique Müller Priebbernow

Agricultura urbana: o caso da Horta do Pestano – Pelotas / RS
José Luiz Lourenço Ribeiro

Na encruzilhada das práticas e memórias negras: benzedura e ancestralidade no município de Pelotas-RS
Ana Paula Melo da Silva

A contribuição do PIBID no desenvolvimento profissional dos professores do curso de Geografia na Universidade Federal de Pelotas
Bianca Sousa Barbosa Albuquerque

 

Dissertações defendidas em 2018

A formação inicial de professores de Geografia: diálogos com a produção científica atual, os saberes docentes e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo
Igor Armindo Rockenbach

O ensino de cartografia e a formação de professores: estratégias pós-representacionais e a construção do pensamento (geo)espacial
Daniele Prates Macedo

Formação continuada de professores de geografia e saberes construídos na prática pedagógica: experiências apresentadas nos Encontros Sobre Poder Escolar
Letícia Fonseca da Silva

Universidade, lugar e cotidiano: histórias de vida na trajetória educacional de alunos com deficiência física
Juliandersson Victória Alexandre

Análise antropogeomorfológica em geossítio da história da mineração: estudo nas Minas do Camaquã – RS
Maurício Mendes Von Ahn

A cartografia social como narrativa cartográfica no ensino de geografia: uma análise bibliográfica a partir de artigos científicos do Encontro Nacional de Práticas do Ensino de Geografia e do Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares
Camila Paula de Souza

A abordagem fenomenológica e sua relação com mapas mentais no processo de ensino aprendizagem em geografia
Raíssa Brum Gonçalves de Ávila

Abordagem geográfica de novas aglomerações competitivas no Rio Grande do Sul: os Parques Tecnológicos
Alex Sandro Amaral Pereira

Políticas públicas na formação de professores de Geografia: análise dos efeitos do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência nos anais do ENPEG 2013
Kainan Rodrigues dos Santos

 

Dissertações defendidas em 2017

Estudo do Meio: uma herança da Geografia Anarquista e da Pedagogia Libertária – Contribuições de Francesc Ferrer I Guàrdia e Elisée Reclus
Domitila Theil Radtke

Da Geografia Existente à Geografia Ideal para os Anos Iniciais: um atento olhar sobre sua organização curricular
Henrique Silva Gorziza

Zoneamento de Suscetibilidade a Movimentos de Massa em Arroio do Padre/RS
Cláudia Werner Flach

A persistência da cultura do tabaco na agricultura familiar: um estudo sobre a Colônia Sesmaria – 4º Distrito de São Lourenço do Sul – RS
Neli Scherdien Cruz

Análise e mapeamento geomorfológico da área de influência da Planície Costeira do município de Pelotas/ RS
Anderson Rodrigo Estevam da Silva

Zoneamento ambiental do Parque Estadual do Camaquã-RS: subsídios ao plano de manejo
Ândrea Lenise de Oliveira Lopes

O ritmo climático e incidência da dengue na cidade de Porto Alegre/RS – uma análise de dezembro de 2014 a abril de 2016
Bianca Marques Maio

Santa Vitória do Palmar e Chuí/RS : dos campos neutrais com atributos climáticos peculiares a território da política do clima
Anelize Milano Cardoso

Comércio de bairro e sua metamorfose diante da dinâmica urbana : um estudo de caso do entorno da Rua João Jacob Bainy – Três Vendas – Pelotas/RS
Luciano de Jesus da Costa Ribeiro

 

Dissertações defendidas em 2016

Num velho trapiche abandonado, o território é dos Capitães da Areia: Geografia e Literatura nas territorialidades da obra de Jorge Amado
Carolina Rehling Gonçalo

A Formação de um Sistema Agrário Híbrido: estudo de caso sobre as continuidades e rupturas na agricultura familiar de Lajeado/RS
Juliana Cristina Franz

Possibilidades no Ensino de Geografia: O uso de tecnologias educacionais digitais
Liliane Redu Knuth

Espaço Escolar, Geografia e Homofobia: Uma possibilidade de análise sobre ensino, gênero e diversidade sexual
Carlos André Gayer Moreira

Geografias da Educação de Jovens e Adultos: um estudo a partir do município de Canguçu/RS
Adriana Dal Molin

O Ensino Médio Politécnico e a Produção dos Espaços da Educação: a Recontextualização da Proposta em Quatro Escolas de Pelotas-RS
André Quandt Klug

Domingo na “Donja”: A manifestação espacial do lazer na Avenida Dom Joaquim, Pelotas (RS)
Luiz Henrique Ferreira Dias

Mapeamento Geomorfológico do Geossítio das Guaritas do Camaquã (RS): Subsídios à Geoconservação
Fábio Castilhos Arruda dos Santos

Identificação e Análise de Tipologias Morfo-Fitogeográficas na Reserva Biológica do Mato Grande, Arroio Grande/RS
Pâmela Freitas da Silva

O Ensino da Cartografia a partir das propostas de Alfabetização Cartográfica nos Livros Didáticos de Geografia para os Anos Iniciais
Suelen Ramos Novack

Mercados, Organizações Sociais e Agricultura Familiar: Os canais curtos de comercialização no município de Piratini-RS
Luciana Venzke Pranke

O Ensino de Fundamentos de Climatologia nos Livros Didáticos de Geografia do Terceiro e Quarto Ciclo do Ensino Fundamental
Simone Portelinha Rivaroli

Mapeamento Geomorfológico da Área de Influência do Escudo Cristalino no Município de Pelotas/RS
Danilo da Silva Dutra

 

Dissertações defendidas em 2015

Políticas para a Educação Inclusiva: uma análise junto a escolas públicas no município de Pelotas – RS
Júlia Victória Casalinho

Impactos do Projeto um Computador por Aluno: uma Análise na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Soares Ribeiro
Nádia Pereira Silveira

Trailers como espaço de consumo de alimentos: uma análise a partir do perfil dos consumidores de Pelotas, RS
Autor: Andler Kimura Pinto

Os Impactos da Formação de Professores em Cartografia Tátil: perspectivas na educação inclusiva
Valéria Medeiros Pires

Hipermodernidade e Identidade: um estudo de caso comparativo entre Regiões Administrativas de Pelotas, RS
Paula Neumann Novack

Análise Histórica das Enxurradas no Município de Pelotas e as Consequências da Enxurrada de 2009 na Bacia Hidrográfica do Arroio Quilombo, Pelotas/RS
Elenice Crochemore Rutz

A Importância da Análise da Paisagem para o Ensino de Geografia: Os Smartphones como uma Ferramenta no Processo de Ensino-Aprendizagem
Ires de Oliveira Furtado

A Geografia e a Educação Infantil: as estratégias de formação de professores pelos poderes públicos municipal e estadual na região da 5ª Coordenadoria Regional de Educação
Carmen Isabel Pieper

O Desenvolvimento Sócio-Espacial no Loteamento Ceval – Pelotas, RS
Gilciane Soares Jansen

 

Dissertações defendidas em 2014

Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental de Sistemas Agrários: Um estudo sobre a agricultura familiar camponesa no distrito de Santa Teresinha – Palmeira das Missões/RS
Sibeli Fernandes

Análise das Alterações Morfohidrográficas vinculadas à Ação Antrópica na Bacia Hidrográfica do Arroio Chasqueiro – RS
Tamara Felipim

O Uso do Livro Didático de Geografia como Elemento Mediador na Aprendizagem no Ensino Médio Politécnico
José Álvaro Quincozes Martins

Publicado em 27/08/2015.