Início do conteúdo

Abertas as Inscrições do Processo Seletivo para Aluno Especial e Externo – 2023/2

SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL

As inscrições ao Exame de Seleção para cursar disciplinas como aluno especial do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPel estarão abertas no período de 14 de julho a 24 de julho de 2023. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail do Programa (ppgeoufpel@gmail.com). A seguir o edital de seleção.

SEI-UFPel – 2253442 – Edital de seleção PRPPG

REQUERIMENTO_INSCRICAO_ALUNOS_ESPECIAIS.pdf

Resultado Preliminar – EDITAL Nº 162/2023  SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL 2/2023


SELEÇÃO ALUNO EXTERNO

Orientações

Os estudantes de outros Programas de Pós-Graduação da UFPel, bem como de outras instituições, devem solicitar a matrícula no PPGeo, a partir do aceite de sua participação pelo professor responsável da disciplina pretendida. Após o aceite, a solicitação de matrícula deve ser encaminhada via formulário preenchido e assinado pelo professor responsável da disciplina, o estudante deverá enviar o documento para o e-mail do programa (ppgeoufpel@gmail.com) juntamente com a cópia digitalizada da Carteira de Identidade e do CPF.

As solicitações serão aceitas de 14 a 24 de julho de 2023. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail do Programa (ppgeoufpel@gmail.com).

REQUERIMENTO_INSCRICAO_ALUNOS_EXTERNO.pdf

Resultado Preliminar – Seleção para Aluno Externo PPGEO:UFPel 2023/2

 

Disciplinas ofertadas no Programa de Pós-Graduação em Geografia/PPGeo – UFPel em 2023/2:

a) Disciplina: Filosofia do ensino de Geografia 

Total de vagas: 05

Dia e Horário: Quartas-feiras das 9h às 12 horas. 

Ministrante: Prof. Dr. Bruno Nunes Batista

Carga horária/créditos: 68/4

Ementa: Método. Dialética e teoria do conhecimento. Tradição educativa ocidental. O nascimento da Pedagogia. Raízes epistêmicas e filosóficas do ensino de Geografia. Escola Nova e Geografia escolar. Construtivismo e sociointeracionismo. A pedagogia histórico-crítica no ensino da Geografia. Contemporaneidade.

b) Disciplina: Climatologia para estudos ambientais

Total de vagas: 05

Dia e Horário: Terças-feiras das 14h às 18 horas 

Ministrante: Profa. Dra. Erika Collischonn

Carga horária/créditos: 68/4

Ementa: Evolução das concepções teórico metodológicas na análise geográfica do clima. Escalas de análise do clima. Fontes de dados para análise climatológica. Abordagens geográficas nos estudos de climatologia: síntese estatística, análise rítmica, sistêmica, construção social e cultural. O clima urbano como um dos componentes da qualidade ambiental: estratégias na abordagem geográfica. Classificações climáticas. Relações clima e saúde. Técnicas de espacialização dos elementos e fenômenos climáticos. Desafios e perspectivas da construção social e cultural do clima no Antropoceno.

c) Disciplina: Linguagem Cartográfica: fundamentos e aplicação no ensino e na pesquisa em geografia

Total de vagas: 04

Dia e Horário: Terças-feiras das 14h às 18 horas 

Ministrante: Profa Dra. Rosangela Lurdes Spironello 

Carga horária/créditos: 68/4

Ementa: A cartografia no contexto histórico. A cartografia no contexto das linguagens verbais e não-verbais. Cartografia como meio de comunicação no ensino e pesquisa em Geografia. As especificidades da linguagem cartográfica aplicada ao ensino-aprendizagem de Geografia. A linguagem cartográfica e a contribuição para a formação do pensamento espacial e do raciocínio geográfico. Construção e uso de representações cartográficas no ensino e na pesquisa em Geografia.

d) Disciplina: Teoria do Espaço Social

Total de vagas: 10

Dia e Horário: Quintas-feiras das 9h às 12 horas 

Ministrante: Prof. Dr. Sidney Vieira

Carga horária/créditos: 68/4

Ementa: A disciplina busca dotar o estudioso de ferramentas teóricas e metodológicas capazes de permitirem a leitura do espaço e da paisagem, sobretudo do espaço entendido como patrimônio cultural, a partir da compreensão da humanidade dos sujeitos objetivada nas formas dos objetos. Trata-se de um processo de decodificação das representações subjetivas e das memórias evocadas pelos objetos. Parte-se do pressuposto do espaço enquanto acúmulo desigual de tempos, capaz de guardar em si as características das distintas rupturas ao longo do processo de modernização. A paisagem se torna o vetor por intermédio do qual se permitem leituras e análises dos seus processos produtivos, culminando com o entendimento do espaço enquanto produção social. Contextualização de rupturas e permanências no processo de produção espacial: modernidade, pós- modernidade e hipermodernidade. Estudo da ontologia do espaço e conceitos espaciais: lugar, território, paisagem, região, redes e escalas. Análise fenomenológica do espaço: espaço percebido, espaço concebido e espaço vivido. Análise semiótica da paisagem: crenças, valores, signos, significados e representações.

e) Disciplina: Urbanização e Meio Ambiente.

Total de vagas: 8

Dia e Horário: Quintas-feiras das 9h às 12 horas

Ministrante: Profa. Dra. Claure Morrone Parfitt 

Carga horária/créditos: 68/4

Ementa: Conceitos básicos sobre sistemas urbanos, a estrutura intraurbana e os principais problemas ambientais existentes nas cidades, com ênfase no Brasil relacionando-os à situação socioeconômica que os gerou. Temas: Morfologia urbana. Evolução urbana.Processo de urbanização Assentamento humano. Componentes do espaço intra-urbano. A organização do território da cidade: o conceito de estrutura intraEvolução urbana. Os principais agentes produtores e consumidores do espaço urbano e suas lógicas de atuação. Crise ambiental , desigualdade socioespacial e meio ambiente urbano. Problemas socioambientais urbanos.Mudanças climáticas.

f) Disciplina: Geoprocessamento aplicado na análise ambienta

Total de vagas: 5

Dia e Horário: Quartas-feiras das 14h às 18 horas 

Ministrante: Profa. Dra. Edvania Alves

Carga horária/créditos: 68/4

Ementa: Evolução e conceitos em Geoprocessamento. Introdução à modelagem SIG e suas aplicações. Aplicações de modelagem SIG em meio ambiente. Simulação na área de meio ambiente. Modelagens para fins de planejamento de uso de bacias hidrográficas. Produção de Mapeamento Temático e Análise Ambiental por Geoprocessamento.

g) Disciplina: Ação Antrópica em Sistemas Morfohidrográficos

Total de vagas: 5

Dia e Horário: Quintas-feiras das 14h as 18 horas

Ministrante: Prof. Dr. Adriano Luis Heck Simon

Carga horária/créditos: 68/4

Ementa: Dinâmica de uso da terra em áreas urbanas e rurais: características e exemplos; Ação antrópica e dinamização dos processos geomorfológicos: antropogeomorfologia; Escala espaço- tempo em antropogeomorfologia; Técnicas de pesquisa em antropogeomorfologia.

h) Disciplina: Tópicos 1: Geografia das desigualdades socioeconômicas e da fome 

Total de vagas: 10

Dia e Horário: Sextas-feiras das 9h às 12 horas

Ministrante: Profa. Dra. Andrea Maio Ortigara

Carga horária/créditos: 34/2

Ementa: Fundamentos teóricos e metodológicos para a compreensão da fome como fenômeno político. Relações entre desigualdades socioespaciais e insegurança alimentar. Compreensão sobre o abastecimento e a distribuição de alimentos no Brasil. Estudo de questões relacionadas à agricultura familiar, comunidades tradicionais, memória e ancestralidade. Investigação das práticas de consumo de alimentos por intermédio da análise das paisagens alimentares.

 

Publicado por em 13/07/2023, na categoria Editais.