Os Grupos de Pesquisa se constituem como agremiações de pesquisadores e pesquisadoras que se dedicam à investigação de um ou mais objetos de estudo, compartilhando linhas de pesquisa convergentes. A liderança do grupo é exercida por um pesquisador devidamente titulado, com no mínimo o grau de doutor, e congrega estudantes de graduação e/ou pós-graduação, docentes, entre outros membros. Sua existência pode ser oficializada por meio da inserção de dados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Descrição: O CEPE - Centro de Estudos em Políticas Educacionais - Gestão, Currículo e Trabalho Docente tem como objetivo reunir grupos de pesquisas e pesquisadores que desenvolvem projetos de investigação, ensino e extensão em Políticas Educacionais, com foco nos estudos de políticas curriculares, estudos sobre trabalho docente e nos impactos dos modos de gestão - gerencialistas ou democráticos. As repercussões dos estudos e investigações poderão ser sentidas nas áreas de currículo, gestão e trabalho docente, produzindo subsídios para políticas educativas em diferentes níveis, para outras investigações e projetos na área.
Página do Grupo: https://wp.ufpel.edu.br/cepe/
Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6955782853991805
Descrição: Percebe-se, atualmente, através do olhar da filosofia, a insuficiência dos modelos inteligíveis hegemônicos e a precariedade das referências explicativas e compreensivas. A problematização das prescrições que se impõem em relação à conduta educativa na sociedade atual, que pretendemos aqui investigar, dá-se a partir de perspectivas socio político-econômicas e pedagógicas que é necessário, por dever de coerência, buscar constituir e entender. Problematizar prescrições é tarefa filosófica, não exclusiva de filósofos ou cientistas. A perspectiva de reflexão filosófica aqui apontada ajuda a produzir dúvidas: em que condições refletimos o presente, em particular quando adotamos conceitos de momento como remédio aos males que nos perturbam, sem, por dever de síntese, pensar os mesmos conceitos constitutivos do modelo capitalista? Assim, posta uma provisória análise do mundo que vivemos, passamos a expor grandes temas que buscamos, aqui, refletir: pressupostos do processo educativo; a relação educador e educando e seus vínculos com a sociedade; a relação filosofia e educação e a tarefa da formação crítico-interrogativa e como questionamento radical dos procedimentos educativos; ideologia e educação; poder e educação; ética e educação; a relação conhecimento e educação; ontologia e epistemologia; filosofia e história das ideias pedagógicas; etc. Enfim, considerando que a a realidade brasileira, em particular o mundo da educação, pelo contexto que a caracteriza, demanda, mais apropriadamente, para sua compreensão e mudança, categorias que deem conta do complexo momento pelo qual estamos vivendo, a tarefa de estudo e pesquisa aqui assumida, muito particularmente para analisar os conceitos opressão / libertação, anunciadas em Marx e assumidos em sua inteireza por Freire, é refletir a relação entre educação e filosofia, convocar a filosofia para o mundo da educação e a educação para o mundo da filosofia.
Página do Grupo: https://wp.ufpel.edu.br/fepraxis/
Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2296800557311555
Descrição: O GEALE estuda a escrita do ponto de vista de sua aquisição e de seu ensino. O grupo surgiu a partir do desenvolvimento da pesquisa Aquisição e Desenvolvimento da Escrita: ortografia e acentuação que resultou na criação do Banco de Textos de Aquisição da Linguagem Escrita (BATALE), constituído de produções escritas de crianças brasileiras e portuguesas e de alunos de EJA. O BATALE permite o desenvolvimento de estudos de aspectos estruturais - fonológicos, morfológicos e sintáticos - assim como aqueles relativos ao texto e ao discurso. As investigações visam: a descrição do processo de aquisição e de desenvolvimento da escrita em crianças da educação básica; a análise de processos individuais e de tendências gerais encontrados durante o desenvolvimento da escrita; a comparação de aspectos de aquisição da fala com dados de escrita inicial; e a discussão referente à repercussão da formação teórica nas práticas de ensino de linguagem e no desenvolvimento profissional do professor.
Página do Grupo: https://wp.ufpel.edu.br/geale/
Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3189572089608769
Descrição: Contribuir para a formação de recursos humanos no campo educacional e para a produção de conhecimento relativamente ao currículo, ao processo de trabalho e à profissionalização dos/as professores/as, privilegiando o estudo dos processos sociais, políticos, culturais e pedagógicos implicados nos currículos, no trabalho docente e na constituição da identidade profissional dos/as docentes da Educação Básica. Com esse objetivo, almeja-se a ampliação do conhecimento sobre os currículos e os processos formativos envolvidos na formação inicial dos/as professores/as e em outros processos de profissionalização docente, bem como busca-se o entendimento dos efeitos e mudanças que as reformas e políticas educacionais contemporâneas vêm trazendo para os currículos, o processo de trabalho escolar e docente e a identidade dos/as professores/as da Educação Básica.
Página do Grupo: https://wp.ufpel.edu.br/gedeb/
Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6506056459015592
Descrição: Ano de formação 2002, na área da Educação. Desde 2006 o grupo vem primando pelo desenvolvimento de estudos e pesquisas voltadas à Antropologia do Imaginário buscando interfaces com a Biografia Educativa e processos (auto)formadores. Concebemos o Imaginário como uma referência de toda a produção humana através da sua manifestação discursiva e simbólica. O pensamento humano move-se segundo quadros míticos. As bases epistemológicas e metodológicas são: Metodologia de convergências, Conhecimento Indireto, imaginação simbólica (G. Durand); Fenomenologia da imaginação (G. Bachelard), Biografia Educativa, Hermenêutica da prática, Narrativas (auto)biográficas (M. C. Josso e C. Delory-Momberger). Os Livros organizados pelo grupo, são: Imaginário: no entre-saberes do arcaico e do cotidiano (2004); Tecnologias da Educação: Imaginário, Educação e Corporeidade (2006); Essas coisas do imaginário: diferentes abordagens sobre narrativas (auto)formadoras (2009), e a ser lançado em Março de 2021 Imaginação e Formação: travessias entre osestudos do Imaginário e das (Auto)Biografias. Todos com a participação dos doutorandos e da rede dos pesquisadores. Este último, resultante do último evento internacional, realizado em 2018, cuja organização ficou a cargo das líderes do grupo e a colega Lourdes Maria B. Frison (vide imagem). No interior do grupo temos as seguintes linhas de pesquisa: Arte, Corpo e Imaginário, Imaginário e Educação, Imaginário e design e Narrativas, memória e processos (auto)formadores, com redes de pesquisa com pesquisadores de Pelotas – UFPEL e IFSUL, São Paulo – UNICID, Paraná – UEM e Portugal – UMINHO. Participam estudantes da graduação e pós-graduação
Página do Grupo: https://www.facebook.com/gepiem
Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3097740857134882
Descrição: O Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública - GIPEP reúne docentes, técnicos em educação e estudantes de graduação e de pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento, o que lhe confere um caráter interdisciplinar, tendo por objetivo contribuir para o fortalecimento da escola pública. Para tanto, visa desenvolver pesquisas que articulem conhecimentos nas áreas da formação de professores, da política educacional, das práticas pedagógicas e do currículo, da alfabetização e letramento, do trabalho docente, do planejamento, gestão e avaliação educacionais. Com estudos e pesquisas desde a educação fundamental até o ensino superior, o grupo busca criar relações e estabelecer articulações com escolas públicas e mantenedoras de sistemas públicos de ensino. A partir do enfoque interdisciplinar, é intenção agregar conhecimentos que possibilitem à escola pública atingir plenamente o compromisso com a inclusão, com a gestão democrática e com a transformação social.
Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4730779696810461
Descrição: O grupo reúne pesquisadores de diferentes universidades para desenvolver investigações e ações na área da Formação Docente, repercutindo as potencialidades e impactos dos discursos e imagens de diferentes dispositivos formativos no trabalho pedagógico. Aproximar o conhecimento profissional, a prática pedagógica e as infâncias são formas de produzir reconhecimento intersubjetivo e formação humana, construindo estratégias de ensinar e aprender em um mundo comum. Neste diálogo, os pesquisadores trazem aportes de abordagens fenomenológicas e hermenêuticas para compreender o desenvolvimento profissional e pessoal de professores e suas lutas por reconhecimento, construindo estratégias de (re)elaboração das experiências formativas na linguagem. O horizonte de trabalho dos integrantes do grupo é o fomento de pesquisas e ações que, assumindo um compromisso ético com o presente e com as gerações futuras, sejam capazes de enfrentar as crises sociais e ambientais do contemporâneo.
Página do Grupo: https://wp.ufpel.edu.br/labforma/
Endereço para acessar este espelho: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9498227245942788
Descrição: Desenvolvimento de pesquisas que contribuam para a compreeensão do fenômeno da alfabetização e do letramento na perspectiva histórica, sociológica e antropológica. Ênfase nas representações, práticas e saberes alfabetizadores e nas práticas escolares e sociais de leitura e escrita. Pesquisas que subsidiem políticas de alfabetização, leitura e escrita. Pesquisas documentais no campo da história da alfabetização. Estudos acerca da produção de livros didáticos no Rio Grande do Sul, especialmente entre os anos de 1940-1980. Análise da relação entre educação, leitura e infância. Pesquisas sobre práticas de leitura e escrita na escola (em todos os níveis de ensino). Literatura e escola.
Página do Grupo: https://wp.ufpel.edu.br/hisales/
Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1466266832401326
Descrição: Estuda questões relacionadas com a formação acadêmico-profissional de professores, com os fundamentos teórico-metodológicos de práticas didático- pedagógicas da Educação Estético-ambiental e com as características e dimensões da inovação pedagógica, numa perspectiva crítico emancipatória.
Página do Grupo: https://wp.ufpel.edu.br/ecoesteticagp/
Endereço para acessar este espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5534869999571918
Descrição: O Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação _ MovSE_, é um coletivo de docentes e discentes, do programa de Pós - Graduação da Faculdade de Educação _ FAE _da Universidade Federal de Pelotas, do Curso de Pedagogia da Unipampa / Jaguarão e de outras Instituições. No que tange à FAE, o grupo faz parte da linha de pesquisa intitulada "Formação de Professores/as"; no que diz respeito à Unipampa, o grupo faz parte da linha de pesquisa "Politica e Gestão da Escola" . Este grupo tem origem na articulação de docentes pesquisadores/as que, desde setembro de 2008, sentiram a necessidade de somar esforços na realização do trabalho que vinham desenvolvendo individualmente e que se identificam com a perspectiva da Educação em espaços formais e não formais cujas implicações convergem para uma aproximação da universidade com a sociedade via comunidades tradicionais, urbanas e do campo; movimentos sociais, professores/as das redes públicas e secretarias de educação.
Página do Grupo:
Endereço para acessar este espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4762083432917000
Descrição: Constituído por professores e estudantes de graduação e pós-graduação vinculados aos laboratórios de Estudos e Pesquisas da Universidade Federal de Pelotas, o grupo tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento de trabalhos integrados, ampliar a interação e parcerias com a comunidade local e regional e construir projetos coletivos de pesquisa, ensino e extensão voltados à formação inicial e continuada de professores, bem como promover a construção do conhecimento Geográfico e suas cartografias em diferentes espaços sociais contribuindo para o desenvolvimento de metodologias e práticas de ensino em Geografia.
Página do Grupo:
Endereço para acessar este espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5409133739799746
Descrição: O Grupo vem desenvolvendo investigações no campo da pedagogia universitária com produções reconhecidas, incluindo artigos em periódicos e livros. Também aporta o conhecimento produzido em eventos e em atividades de formação de docentes universitários.
Página do Grupo:
Endereço para acessar este espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7702988102292823
Descrição: Estuda e investiga as relações entre pesquisa e ensino nas Artes Visuais e suas repercussões na formação docente inicial e continuada de acadêmicos e professores. Busca realizar pesquisas sobre a temática da docência em Artes Visuais, registrando depoimentos e percepções sobre a profissão, em contato com professores, alunos-estagiários e escolas. Promove investigações no Ensino de Artes Visuais, visando a formação reflexiva do professor-pesquisador. Estabelece interlocuções no campo amplo da Educação e da Arte, especificamente com a Educação Estética e a Arte/Educação, no tocante aos temas da autoformação, reflexão, autorreflexão e experiência. O grupo faz parte do Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE/FaE), do Curso de Especialização em Artes (Lato Sensu) e do Curso de Artes Visuais - Licenciatura, vinculados ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas.
Página do Grupo:
Endereço para acessar este espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2819373266683206
Descrição: O GPOLE - Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais tem como objetivo desenvolver pesquisas individuais/grupo relacionadas a temática das políticas educacionais e suas repercussões no currículo, trabalho docente e na gestão educacional. Tendo como centralidade a Educação Básica, em todos os seus níveis, bem como a gestão educacional. Neste sentido, se fortalece o campo das políticas educacionais, sistemas de avaliação em larga escala, gestão educacional, currículo e trabalho docente.
Página do Grupo:
Endereço para acessar este espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7577533835512838
Descrição: O Grupo tem como propósito realizar estudos sobre o conhecimento produzido sobre Estado, política e gestão educacional e desenvolver pesquisas sobre o tema. Entende-se que tanto o estudo quanto a pesquisa possibilitam o aprimoramento do entendimento da realidade e, dessa forma, permitem uma intervenção mais qualificada dos sujeitos na vida social.
Página do Grupo:
Endereço para acessar este espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9984302985964626
Descrição: O grupo realiza estudos acerca das políticas educacionais para a educação básica no contexto das alterações do papel do Estado, notadamente a partir da Nova Gestão Pública e da Governança, analisando os efeitos do estreitamento das relações entre entes privados e redes públicas para a gestão democrática e sobre o trabalho docente. A pesquisa recentemente concluída visou realizar um mapeamento das parcerias público-privadas em desenvolvimento nas redes municipais de educação no Estado do RS, com vistas a criação de um banco de dados, permitindo o acesso livre de gestores, pesquisadores e estudantes interessados no aprofundamento da temática.
Página do Grupo: https://wp.ufpel.edu.br/neppe/
Endereço para acessar este espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8711835311880585
Descrição: Este grupo de pesquisa se propõe, por meio de pesquisas individuais ou em grupo, a contribuir para o fortalecimento do campo do currículo e das políticas educacionais mediante a produção de conhecimento nas áreas do planejamento, gestão e avaliação educacionais, o desenvolvimento de metodologias de análise e avaliação de políticas, desenvolvimento curricular e a disseminação de metodologias de planejamento estratégico junto a órgãos públicos e organizações não-governamentais. Focando a educação desde o nível fundamental até o superior, questões como sua qualidade, democracia, inclusão social, gestão democrática da educação e exercício da cidadania são estudados de forma articulada às relações entre currículo, conhecimento e poder. Neste sentido, registram-se contribuições no campo da avaliação da educação básica e da educação superior, da Pedagogia universitária, das políticas curriculares, da gestão e do poder escolar.
Página do Grupo:
Endereço para acessar este espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7553642121885058
Descrição: Espaço de estudos de imagens (desenho, fotografia, cinema, literatura, séries televisivas, games, pintura, dentre outros) como elementos de análise de currículos de cursos de graduação, conectando imagens da justiça, arte e educação. Produção interseccional de conhecimentos, utilizando metodologias inovadoras direcionadas às ciências humanas e sociais e da saúde. Pesquisa, divulgação e incentivo à produção científica na área de imagens, inclusive seus aspectos éticos, articulando estudos sobre educação; currículo; arte; políticas curriculares; justiça curricular; democracia; gênero e sexualidades; etnia e raça; acessibilidade e direitos humanos e pedagogia jurídica. Publicação de textos científicos e/ou didáticos e organização de eventos nacionais e internacionais, assim como diálogos e intercâmbios com pesquisadores e grupos de investigação e/ou projetos de pesquisa de interesse comum. Organização de Banco de Imagens para o desenvolvimento de estudos comparativos e longitudinal.
Página do Grupo:
Endereço para acessar este espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9045042449537897
Descrição: Promoção e desenvolvimento da pesquisa educacional de caráter histórico, valorizando a abordagem da educação regional; fomento das investigações sobre instituições e experiências educativas de diferentes épocas; preservação e constituição de acervos documentais para pesquisa historiográfica; desenvolvimento de estudos comparados; fomento da produção e da publicação no campo da História da Educação.
Página do Grupo:
Endereço para acessar este espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9222466606674213
Descrição: O grupo dedica-se ao estudo do processo de inclusão escolar de pessoas com deficiências, sobretudo estudantes com autismo, visando investigar e desenvolver estratégias efetivas que promovam a verdadeira inclusão destas pessoas no ensino comum.
Página do Grupo:
Endereço para acessar este espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4724799198083483
Descrição: O Núcleo D'Generus surge do trabalho que vem sendo realizado a partir de iniciativas de um grupo de pesquisadores/as vinculados à Universidade Federal de Pelotas. O grupo vem realizando ações tanto na área de extensão, ensino e também de pesquisa, pois percebemos a pesquisa atrelada ao ensino e também à extensão acadêmica. Estas experiências vêm aproximando pesquisadores e pesquisadoras de várias áreas de conhecimento que atuam nas temáticas de gênero e diversidade, tanto da UFPel como também de outras instituições. Dessa forma, a criação do Núcleo busca fomentar a implementação de ações de pesquisas interdisciplinares de forma mais organizada e sistematizada, ampliando e melhor qualificando a atuação do grupo.
Página do Grupo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/dgenerus
Endereço para acessar este espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1855749109387191
Descrição: O Grupo Mariposas caracteriza-se por ser um coletivo interdisciplinar voltado à realização de estudos sobre (e com) grupos minoritários, processos de resistências e de transformações sociais. A partir de uma perspectiva epistemológica decolonial, o grupo atua em diferentes frentes e interesses de pesquisa, tendo como princípio basilar o fortalecimento de lutas e saberes populares. Procura desenvolver investig(ações), via pesquisa, extensão e ensino, de oposição a mecanismos de exclusão, opressão e discriminação, os quais grupos minoritários enfrentam cotidianamente, inclusive visando o fortalecimento de políticas públicas. O nome do grupo ressalta a importância das mulheres nos processos de transformação social e de oposição a sistemas opressivos. Resgata a história de um grupo de mulheres e irmãs (Patria, Minerva e Antonia Maria Tereza Mirabal), também conhecidas como "Las Mariposas", que fizeram oposição à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo na República Dominicana
Página do Grupo:
Endereço para acessar este espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2761052022738957
Descrição:
Página do Grupo:
Endereço para acessar este espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5608058245010675
Descrição: Ao considerar o corpo como um lócus de inscrição e significação da cultura, referenciados pelos Estudos nosdoscom os cotidianos, o Grupo tem por intenção repercutir pesquisas que busquem problematizar as políticas do corpo e seus efeitos na produção de marcadores sociais de diferença. Com isso, pretende-se examinar as tecnologias e conhecimentos engendrados pelo Estado, Movimentos Sociais e a Educação esperando contribuir com o aprimoramento de políticas cidadãs e da democracia.
Página do Grupo:
Endereço para acessar este espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7674716658432701