Início do conteúdo
    Notícias
  • NEPPE divulga relatório final de pesquisa

    O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas, coordenado pela professora Doutora Maria de Fátima Cóssio, torna público o relatório final de pesquisa “Redes Públicas e as Parcerias Público-Privadas no Estado do RS”, realizada entre 2016 e 2019 e financiada pela FAPERGS.

     

    O relatório está disponível clicando aqui. Você também pode ter acesso a mais documentos clicando aqui.

  • Participante do núcleo qualifica tese de doutorado.

    O participante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Robinson Francino da Costa, qualificou sua tese de doutorado neste ano.

    Com o título “Gestão nas Universidades Públicas Federais: intensidades democráticas em análise”, o doutorando qualificou sua tese.

    O NEPPE deixa registrado os mais sinceros cumprimentos para o pesquisador.

     

    Veja mais na nossa aba “Publicações“.

  • Participante do NEPPE defende tese de doutorado.

    A participante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Susana Schneid Scherer, defendeu sua tese de doutorado no começo deste ano.

    Com o título “Performatividade e seus efeitos sobre o trabalho docente: análise em duas escolas da rede pública de ensino médio de Pelotas/RS” a doutoranda qualificou seu grau.

    O NEPPE deixa registrado os mais sinceros cumprimentos para a nova doutora em educação.

     

    Veja mais na nossa aba “Publicações“.

  • [ENTREVISTAS – 2ª FASE] – Seleção de Bolsista FAPERGS/2020

    Divulgamos a lista dos candidatos aptos para realizar a entrevista. Todas informações sobre a etapa constam no documento abaixo.

    • Não será necessário, para os candidatos que enviaram a documentação completa, levar qualquer documento impresso. A banca terá em mãos todos os documentos anexados no momento da inscrição.
    • Os candidatos devem chegar com 10 minutos de antecedência no local indicado para entrevistas.

     

    Lista das entrevistas agendadas: 2ª fase_Entrevista – Agendamentos

  • [Divulgação] – GPRPPE realiza o “II Seminário Redefinições das fronteiras entre o público e o privado”

    O Grupo de Pesquisa Relações entre o Público e o Privado em Educação (GPRPPE/UFRGS) realizará a II reunião ampliada de pesquisa com pesquisadores brasileiros e latino-americanos que fazem parte do projeto “A Relação Público-Privado na América Latina: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Uruguai e Venezuela”. O evento ocorrerá entre os dias 25 a 28 de novembro de 2019, na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Porto Alegre/RS. As inscrições já se encontram encerradas.

    A programação do evento conta com 3 dias intensos, que incluem apresentações de trabalhos, mesas redondas e programação cultural.

    link completo do evento: https://www.ufrgs.br/gprppe/?page_id=87

    PROGRAMAÇÃO

    (mais…)

  • NEPPE integra o lançamento da Rede Latino-americana e Africana

    Na ocasião do evento VI Seminário Internacional de Pesquisa do Greppe – Privatização da Educação Básica: novos diálogos, realizado nos dias 15 e 16 de agosto de 2019 na UNICAMP (Campinas-SP), no qual ocorreu o lançamento da “Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação” e entre seus membros fundadores o NEPPE participa e integra esta rede. Durante o evento, a Prof.ª Dr.ª Maria de Fátima Cóssio (coordenadora do Núcleo) representou a presença doNEPPE na participação do evento e no anúncio da Rede.

    A REDE, inscrita em um cenário global de subordinação ao mundo corporativo _ no qual as pesquisas desenvolvidas em países de capitalismo periférico têm sofrido com a brusca redução de investimentos públicos e correm o risco de perder a necessária autonomia para o exercício da produção científica _ objetiva potencializar o diálogo entre pesquisadores/as latino americanos e africanos sobre privatização da educação, por meio da disseminação de resultados de estudos localmente desenvolvidos, da troca solidária de informações entre grupos de pesquisa e pesquisadores/as e do diálogo com organizações da sociedade civil que possam aportar aos estudos sobre privatização análises que auxiliem na construção de evidências para o entendimento da educação PÚBLICA, GRATUITA e Laica como condição para a realização do Direito Humano à Educação.

     

     

     

  • Encontro discute Políticas Educacionais, Parcerias Público-Privadas e Redes

    Um espaço contra-hegemônico. Assim foi caracterizado pelas palestrantes o momento promovido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para tratar das parcerias público-privadas e redes de políticas na educação. O Encontro Sobre Políticas Educacionais ocorreu na manhã desta sexta-feira (27) e contou com a participação da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Vera Maria Vidal Peroni, e da docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Eneida Oto Shiroma.

    (mais…)