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    Notícias
  • Qualificação de Doutoramento do NEPPE

    A doutoranda do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais qualificará o projeto de tese na tarde de 04 de dezembro, às 14 horas.

  • Evento marca o fim do “Seminário Estadual da ANPAE RS 2022”

    O evento de lançamento do e-book “Seminário Estadual da ANPAE RS 2022”, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais da Universidade Federal de Pelotas, marcou o encerramento do Seminário Estadual da ANPAE RS 2022, ocorrido no final do ano.

    O  lançamento do e-book, organizado pela líder do grupo, Drª Maria de Fátima Cóssio, e pelo mestrando Luis Eduardo dos Santos Celente, ocorreu no auditório da reitoria (Rua Gomes Carneiro, nº 1) e contou com a participação do professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Dr. Leonardo Dorneles Gonçalves.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    O evento também proporcionou a integração de duas novas doutorandas ao grupo, além de uma graduanda em Ciências Sociais.

  • NEPPE promoverá evento presencial

    O NEPPE promoverá, no próximo dia 15 de agosto, o evento de lançamento do e-book “Seminário Estadual da ANPAE RS 2022”. O evento ocorrerá no auditório da reitoria, no Campus Anglo (Rua Gomes Carneiro, 1) e começará às 10h.

  • Doutora pelo Núcleo de Estudos em Políticas Educacionais publica tese de doutorado

    Está disponível no repositório institucional da UFPel (Guaiaca) e no site do NEPPE (aba Publicações > Teses) a tese de doutorado da doutora Flávia Marchi Nascimento, produzida sob orientação da coordenadora do Núcleo, Profª Drª Maria de Fátima Cóssio.

    Com o título “Avaliação no ensino superior: pistas para pensar as concepções e práticas avaliativas”,  a tese tem o seguinte resumo:

    Entender o que é a avaliação, bem como compreender que está inserida na prática pedagógica, pode auxiliar nas reflexões necessárias às mudanças nos processos educativos atuais. No ato de ensinar e aprender estão imbricadas as maneiras como o professor planeja, executa e avalia. Encontra-se, atravessada na prática do professor, sua trajetória de vida, incluindo seus processos formativos. Também influenciam agentes externos, como o governo e as políticas públicas. Assim, questiona-se em quais momentos o professor reflete e discute sobre a avaliação do ensino-aprendizagem, por compreender a avaliação como parte fundamental da ação educativa e que este aspecto é pouco valorizado na formação do professor universitário?

    (mais…)

  • NEPPE divulga bolsista selecionado

    O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais torna público o resultado da seleção de bolsista de Iniciação Científica.

    O arquivo pode ser acessado clicando aqui: RESULTADO

  • NEPPE publica e-book de anais de evento

    O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais publicou, na tarde de 27 de abril, os anais do evento Seminário Estadual da ANPAE RS do ano de 2022.

    O e-book conta com a organização de Maria de Fátima Cóssio e Luis Eduardo dos Santos Celente e pode ser acessado na aba “Publicações” > “Livros” ou no link abaixo.

    Seminário Estadual da ANPAERS e-book

  • NEPPE tem trabalho aprovado em evento internacional

    O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais submeteu o trabalho “Pesquisa em Política Educacional e o Programa AABB Comunidade da FENABB no estado do Rio Grande do Sul” para o VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. O trabalho, aceito para publicação em anais, é de autoria da professora doutora Susana Schneid Scherer, da doutoranda Daniela Oliveira Lopes e da professora doutora Maria de Fátima Cóssio.

    Além deste trabalho, as autoras também tiveram o trabalho “A atuação do Sicredi na formação de professores nos municípios do estado do Rio Grande do Sul: uma análise das PPPs firmadas entre 2017 e 2020” aprovado para o VII Seminário de Política e Administração da Educação da Região Sul.