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Redes Políticas e as Parcerias Público-Privadas no estado do RS

“REDES POLÍTICAS E AS PARCERIAS
PÚBLICO-PRIVADAS NO ESTADO DO RS”

 

  • Período de realização: 2016 – 2019
  • Financiamento: FAPERGS
  • Coordenação: Profª Drª Maria de Fátima Cóssio

 

Descrição: Esta investigação aborda os conceitos de Governança e Redes Políticas por meio do estudo das parcerias público-privadas. A metodologia utilizada é a etnografia de rede, como identifica Ball (2014), pois pretende realizar um mapeamento da forma e do conteúdo das relações políticas em um campo particular, neste caso, as parcerias público-privadas no Estado do RS. Para Ball (2014) as redes são muito mais uma comunidade social, com elementos duráveis quanto fugazes, unidos por reunificações?=, um tipo particular de estilo de vida voltado às políticas. Há uma mistura de laços duradouros e colaborações esporádicas e interdependências intrincadas que ligam projetos locais a relações internacionais que fornecem conhecimento, reputação e legitimidade. Redes acolhem think thanks, aparelhos privados de hegemonia que se aninham em teias de relações ampliando sua possibilidade de impacto e influência, conferindo autoridade e legitimidade a questões globais, ainda que com interesses políticos e econômicos não explícitos. Participam dessas redes os empreendedores de políticas que executam as funções de 1) identificar necessidades e ofertar meios inovadores, 2) suportar riscos financeiros e emocionais buscando mudanças com consequências incertas e 3)reunir e coordenar redes de indivíduos com talentos e recursos necessários para a mudança. Os empreendedores de políticas devem apresentar conhecimento de assuntos de políticas, liderança e habilidades de formação em equipe, reputação e contatos, habilidade estratégica e tenacidade formas particulares e volumes de capital social e cultura. (SHIROMA, 2016). As parceiras, por sua vez, são constituídas para serem corresponsáveis na execução das políticas sociais, cabendo ao Estado o controle dos processos e às organizações sociais, representadas pelas fundações e institutos privados com ou sem fins lucrativos, a implementação das políticas sociais, a partir de recursos majoritariamente públicos. Assim, empiricamente, esta pesquisa visa mapear as instituições privadas que prestam consultoria aos sistemas públicos de educação, identificando as que aparecem de maneira mais recorrente para, a partir desta constatação, aprofundar o conhecimento sobre cada uma delas, sobretudo em relação aos seus princípios, modos de operação e redes de relações que estão influenciando a educação no Estado.