PPGDSA realizou o I workshop em Emergia

I Workshop sobre Emergia: Sucesso e Expectativas para o Futuro

Entre os dias 6 e 8 de agosto, a Universidade Federal de Pelotas – FAEM/DCSA sediou o I Workshop sobre Emergia, que se destacou por sua ampla aceitação e relevância. O evento contou com a participação dos professores Augusto Hauber Gameiro e Rafael Nascimento, ambos da USP Pirassununga, que desempenharam um papel crucial como ministrantes.

O workshop atraiu um público seleto de 13 participantes, refletindo o interesse crescente na área de Emergia. Dentre os participantes, destacam-se 8 discentes do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (PPGDTSA), que foram o grupo mais representativo. Além deles, o evento recebeu a presença de estudantes de diferentes cursos e programas, incluindo 2 discentes da graduação em Agronomia, 1 da graduação em Geografia, 1 da Engenharia de Produção e 1 do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia.

Durante os três dias de atividades, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre Emergia, uma abordagem que integra aspectos econômicos e ambientais na avaliação e gestão de recursos. O workshop ofereceu uma plataforma para discussões enriquecedoras, troca de experiências e desenvolvimento de novas ideias, destacando a importância interdisciplinar da Emergia para a pesquisa e práticas sustentáveis.

O sucesso do evento não passou despercebido, e a expectativa é de que o I Workshop sobre Emergia seja apenas o começo de uma série de edições futuras. A organização está animada com o potencial de expansão e aprimoramento do workshop, que promete se tornar um ponto de encontro fundamental para acadêmicos e profissionais interessados na área.

Com a experiência positiva deste primeiro encontro, é provável que o workshop continue a atrair um público diversificado e a promover debates e aprendizados valiosos nos próximos anos. A iniciativa abre portas para novas oportunidades de colaboração e avanço no campo da Emergia, consolidando-se como um evento relevante para a comunidade acadêmica e além

.

Projeto “Emergia: Avanços e Iniciativas em Pesquisa e Educação

O projeto “Emergia”, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (PPGDTSA) em colaboração com a USP e financiado pelo Edital CAPES “PDPG Consolidação”, explora a teoria da Síntese em Emergia proposta por Howard Thomas Odum. Essa teoria oferece uma abordagem inovadora para avaliar os esforços necessários em sistemas produtivos, considerando aspectos econômicos e ambientais através da energia solar.

O conceito central de emergia é “a energia utilizada diretamente ou indiretamente para gerar outra forma de energia, um produto ou um serviço”, agindo como uma “memória energética” dos processos. A aplicação dessa teoria permite avaliar a sustentabilidade, eficiência e equidade de processos produtivos e territórios.

O projeto inclui:

– Dissertações de Mestrado: Focadas na aplicação da emergia na agropecuária e segurança alimentar.
– Criação de Rede de Pesquisa: Entre a USP e o PPGDTSA.
– Oferta de Disciplina: Sobre Síntese em Emergia.
– Workshop: Para discutir o tema e suas aplicações.

Essas iniciativas têm como objetivo avançar a pesquisa e educação na área, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Para mais informações, os interessados devem contatar o professor Mário Duarte Canever, coordenador do projeto.

Publicado em 11/08/2024, na categoria Sem categoria.
Translate »